O Bispo de Porto Iguazú, Dom. Joaquín Piña, considerou que a educação é uma "disciplina pendente" e recordou que esta começa fundamentalmente na família.

Em uma carta dirigida aos fiéis, o Prelado afirmou que "o que acontece na família, reflete-se logo na sociedade". "O que podemos esperar de tantos filhos que se criaram sem o calor de um lar, o carinho de seus pais? E o que esperar dessas pessoas que não conheceram o amor de Deus? Que o pensem estes governantes que se acreditam mais que Deus", questionou energicamente.

Ao referir-se às eleições, o Bispo de Porto Iguazú destacou a importância de que o povo se expresse livremente, "sem pressão de ninguém" e "a consciência".

Do mesmo modo, destacou a necessidade de respeitar as minorias, como ocorre nas democracias maduras. Recordou também que a democracia não se esgota no ato eleitoral, mas sim o povo deve "acompanhar, apoiar, se é que os que foram escolhidos o fazem bem. E denunciá-los, corrigi-los, se o fizerem mau".

Em cada eleição se premia os bons e se pune os maus mas não se deve esperar as próximas eleições "mas sim, no enquanto isso, estão os organismos do Estado, que devem funcionar de verdade de forma independente. Sobretudo o poder judicial porque (...) a impunidade é uma das principais causas de que se multipliquem os crimes", sublinhou Dom. Piña.