Os bispos “foram escolhidos entre os homens e para os homens, foram constituídos, não para vocês, mas para os outros, em coisas que se referem a Deus”, disse o papa Francisco na ordenação episcopal de dom Guido Marini e dom Andrés Gabriel Ferrada Moreira, episcopal emocionante neste domingo, 17 de outubro, na Basílica de São Pedro.

Dom Guido Marini foi mestre das celebrações litúrgicas pontifícias desde 2007 e foi nomeado bispo da diocese italiana de Tortona, enquanto dom Andrés Gabriel Ferrada Moreira é o novo secretário da Congregação para o Clero.

Segundo o papa, a palavra “Episcopado’, com efeito, é o nome de um serviço, não há verdadeiro episcopado sem serviço, não de uma honra, como queriam os apóstolos, um à direita, outro à esquerda-, porque ao bispo compete mais servir do que dominar, segundo o mandamento do Mestre: ‘Quem é o maior entre vós, se torne o menor. E quem governa, como quem serve’”.

“Servir. E com este serviço, vocês vão custodiar a vocação e serão autênticos pastores no servir, não nas honras, na potestade, na potência... Não. Servir, sempre servir”, destacou o papa.

A cerimônia presidida pelo papa foi a primeira celebração pública do novo mestre das celebrações litúrgicas pontifícias e chefe da Capela Musical Pontifícia, monsenhor Diego Ravelli, que era o chefe de Gabinete na Esmolaria Apostólica desde 2013.

No início da cerimônia, o prefeito da Congregação para os Bispos, cardeal Marc Ouellet, pediu a ordenação episcopal ao papa Francisco: “a santa Igreja católica pede que Guido Marini e Andrés Gabriel Ferrada Moreira sejam ordenados bispos” e o papa respondeu: “Com prazer” (“molto volentieri” em italiano) e a assembleia disse “demos graças a Deus”.

Em seguida, realizou-se a liturgia da Palavra e o papa fez a homilia baseada na edição italiana do Pontifical Romano para a Ordenação de Bispos, mas também falou de forma espontânea sem ler texto.

Francisco falou da importância da oração e do anúncio do Evangelho no ministério episcopal, incentivou-os a permanecerem sempre próximos a Deus, aos bispos, aos padres e ao povo santo de Deus.

O papa exortou os bispos para que “anunciem a Palavra em qualquer ocasião, oportuna ou não. Advirtam, repreendam e exortem com magnanimidade e doutrina, continuem a estudar. E através da oração e da oferta de sacrifícios pelo seu povo, peguem da plenitude da santidade de Cristo a multiforme riqueza da graça divina”.

“Vocês serão os custódios do serviço, da caridade na Igreja, por isso Deus os quer próximos. Proximidade, aliás é o traço mais característico de Deus, Ele mesmo diz ao seu povo em Deuteronômio, pensem em qual povo tem seus deuses tão próximos quanto vocês têm de mim. Proximidade, junto com a compaixão e a ternura”, afirmou. “Por favor, não abandonem esta proximidade, aproximem-se sempre ao povo, aproximem-se a Deus, aproximem-se aos irmãos bispos, aproximem-se aos sacerdotes. Estas são as quatro proximidades do bispo”.

“O bispo próximo a Deus em oração, muitas vezes alguém poderia dizer: 'Eu tenho tanto para fazer que não posso rezar'. Pare. Quando os apóstolos inventaram os diáconos, o que Pedro disse? -para nós bispos-: a oração e o anúncio da Palavra”, destacou o papa.

Rito da ordenação

Depois da homilia, o papa presidiu o rito da ordenação episcopal, com o interrogatório e as promessas dos dois candidatos ao episcopado; a oração (cantada) das ladainhas dos santos enquanto dom Guido e dom Ferrada permaneceram prostrados; a imposição das mãos; a canção de invocação ao Espírito Santo "Veni creator"; a unção com o crisma, a entrega dos símbolos episcopais: o livro do Evangelho, o anel, a imposição da mitra e o báculo pastoral.

Depois, o papa fez "a entronização na cátedra" dos dois novos bispos, que cumprimentaram o papa sorrindo e se sentaram a um lado do altar principal com a mitra colocada e segurando o báculo pastoral.

Depois, foi realizada a Liturgia Eucarística na Basílica de São Pedro, que foi concelebrada por muitos cardeais, bispos e padres.

Antes de encerrar a cerimônia, dom Marini agradeceu ao papa em nome dos dois, em um discurso emocionante no qual lhe agradeceu pela ordenação episcopal, agradeceu a sua família pelo dom da vida, dirigiu uma oração de agradecimento a Deus e a Nossa Senhora.

Dados biográficos dos novos bispos

Dom Guido Marini nasceu em 31 de janeiro de 1965 em Gênova, na Itália. Depois de completar o ensino médio, ingressou no seminário de Gênova, onde se formou em teologia.

Após ser ordenado sacerdote em 4 de fevereiro de 1989, finalizou o doutorado utroque iure, ou seja, em direito civil e em direito canônico na Pontifícia Universidade Lateranense, e se licenciou em psicologia da comunicação pela Pontifícia Universidade Salesiana, em 2007.

Entre 1988 e 1995, foi secretário particular do cardeal Giovanni Canestri, então arcebispo de Gênova, e de seus sucessores, o cardeal Dionigi Tettamanzi, entre 1995 e 2002, e o cardeal Tarcisio Bertone, entre 2002 e 2003.

Mais em

Na diocese de Gênova, foi também mestre de cerimônias, diretor do Escritório Diocesano de Educação, membro eleito do Conselho Presbiteral, chanceler arquiepiscopal, secretário do Conselho Episcopal, professor de direito canônico, cônego e prefeito da Catedral de São Lourenço e diretor espiritual do seminário.

papa Bento XVI o nomeou mestre das celebrações litúrgicas pontifícias e prelado de honra do papa em 1º de outubro de 2007. A primeira celebração pontifícia que ele dirigiu foi nas grutas vaticanas, em 2 de novembro de 2007.

O papa Francisco o confirmou como mestre das celebrações litúrgicas pontifícias e o nomeou em 2019 responsável pela Capela Musical Pontifícia.

Durante o ano acadêmico de 2018-2019, foi professor convidado de liturgia papal no Pontifício Ateneu de Santo Anselmo.

Dom Andrés Gabriel Ferrada Moreira nasceu em Santiago do Chile em 10 de junho de 1969.

Recebeu a ordem sacerdotal em 3 de julho de 1999 e foi incardinado na arquidiocese metropolitana de Santiago do Chile.

Obteve o doutorado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em 2006. Em seguida, desempenhou diversos cargos pastorais na diocese, incluindo o de diretor de estudos e prefeito de teologia do Seminário Pontifício Maior dos Anjos Custódios, em Santiago do Chile.

Desde 2018 é oficial da Congregação para o Clero. Em 8 de setembro, o papa Francisco o nomeou secretário da Congregação para o Clero e lhe conferiu a dignidade de bispo titular da arquidiocese de Tiburnia. A nomeação entrou em vigor em 1º de outubro.

Confira também: