A Pastoral Social do Bispado de Mar del Plata pediu aos presidentes e representantes que se reunem na IV Cúpula das Américas, obter "frutos concretos e evidentes" que permitam a milhões de latino-americanos saírem da pobreza.

"É nosso desejo que nestes dias as intenções de quem nos visita estejam dirigidos à obtenção de frutos concretos e evidentes para o melhoramento da vida de tantos milhões de irmãos nossos que já não podem continuar esperando", afirmou a diocese através da Carta aos Povos e Presidentes da América, entregue a cada um dos participantes.

O texto recorda que "o trabalho é um direito fundamental e um bem para o homem" que "deve estar disponível para todos os que sejam capazes dele". Assim, "a plena ocupação é portanto um objetivo obrigatório para toda ordem econômica orientada à justiça e ao bem comum".

A carta indica que é "tarefa essencial de empresas e governos dar trabalho digno", recordando que "o trabalho foi feito para o homem e não o homem para o trabalho" e que o que "mais nos ocupa é a salvação da alma".

Do mesmo modo, a Pastoral Social explica que os acordos que forem tomados devem "fundar-se no respeito da soberania integral de cada nação e na inviolabilidade dos direitos humanos, em particular o da vida desde sua concepção até sua morte natural".

Finalmente, citando João Paulo II, o documento lembra que "a qualidade de vida de uma sociedade se mede pela maneira com que trata a vida por nascer, as crianças, os deficientes, os pobres e os idosos".