Durante sua visita a esta cidade, no marco da Missa em comemoração do retorno das relíquias de São Libório à catedral de Paderborn, o Arcebispo e Vigário Geral para a Diocese de Roma, Cardeal Camillo Ruini, assinalou que "nenhum cristão deve eximir-se de levar o mistério de salvação aos homens."

Ao início da celebração, o Arcebispo de Paderborn, Dom Hans-Josef Becker, deu uma calorosa boas- vindas ao Cardeal, secundada por fortes aplausos dos presentes no templo.

Durante a pregação, o Cardeal Ruini assinalou que a diocese de Roma se sentia profundamente agradecida e em dívida com esta cidade, que por iniciativa do falecido Cardeal Degenhardt, recordado Arcebispo de Paderborn, tinha colaborado para a construção do templo da nova paróquia de São Libório em Roma em novembro de 1998.

O Cardeal Ruini colocou São Libório como modelo de pastor. Os Pastores não devem ficar acima de seus irmãos na fé, assinalou o Cardeal, que recordou que "ao centro da fé está sempre a revelação de algo inédito, que permanece sempre novo e surpreendente".

Em relação à tarefa de aproximar todo homem ao Mistério da Salvação, o Cardeal recordou que ninguém deve eximir-se dela, sejam bispos, sacerdotes ou leigos, e precisou que o Papa Bento XVI também assinalou este caminho de maneira clara durante a recente Jornada Mundial da Juventude, denominando-o "modelo de um autêntico serviço apostólico".

Conforme informa a agência Kath.net, previamente se realizou uma pequena procissão para acompanhar o relicário de São Libório. O Arcebispo Becker recordou as origens da festa, quando em 1627 as relíquias do Santo padroeiro da arquidiocese retornaram em procissão do Castelo Neuhaus até a Catedral, logo depois de terem sido substraídas por Christian do Braunshcweig durante a Guerra dos 30 anos. Após esta festa tem um significado especial que ressalta a proximidade e a intercessão de São Libório para esta cidade e seus habitantes. Dom Becker recordou também que "em tempos de sofrimento e perigo, por intercessão de São Libório, Deus protegeu esta cidade. É isso o que hoje celebramos com imensa gratidão".