O Bispo de Cidade Juárez, Dom Renato Ascencio León, e o clero de sua diocese publicaram um comunicado onde lamentam o assassinato de um sacerdote na fronteira com Estados Unidos, para assegurar que a violência não irá deter o trabalho da Igreja no país.

No comunicado, o Bispo lamenta profundamente “o astuto assassinato de nosso irmão o padre Ramón Navarrete Islas, como mais uma dramática manifestação da insegurança, da violência e da cultura de morte que marca nossa realidade cotidiana”.

Ao mesmo tempo, reafirma “nossa fé e nossa esperança no Senhor da vida e da historia e confirmamos nossa decisão de seguir lutando para conseguir os novos céus e a nova terra onde habite a justiça, unido-nos a todos aqueles que louvam a Escritura dizendo que ele que amaram tanto a vida que não temeram a morte”.

O Bispo se solidarizou com a família do falecido e com “todas as famílias que em nossa Diocese sofreram por causa da insegurança e violência a perda de algum ente querido”.

Deste modo, agradece as comunidades paroquiais pelo “carinho, compreensão e apoio que continuamente nos oferecem. Saibam que acima de nossas falhas e fragilidades humanas, nos anima um sincero desejo de serviço fraterno para todos vocês como sinal de nossa fidelidade ao Senhor que nos chamou a colaborar com ele na construção do Reino de Deus, no aqui e agora de nossa diocese de Cidade Juárez”.

O Bispo pediu às autoridades “uma investigação a fundo deste caso e de todos os pendentes, uma justiça rápida e ativa, uma detenção definitiva à impunidade”.

Finalmente, pediu que “a paz de Cristo reine no coração de todos e cada um dos homens e mulheres de boa vontade que em nossa diocese tratam de construir uma sociedade mais justa, fraterna e solidária”.