O Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio Maria Rouco Varela, decidiu apoiar a manifestação convocada por várias associações educativas contra o projeto de lei Orgânica de Educação (LOE) no dia 12 de novembro em Madri (12-N).

Em uma carta do Arcebispado de Madri, assinada pelo Bispo Auxiliar, Dom. Fidel Herráez, todos os fiéis são convidados a participar do encontro.

Na missiva, Dom. Herráez comunica aos sacerdotes das paróquias e reitores de lugares de culto que o Conselho de Leigos da arquidiocese "elaborou uma nota em ordem a informar da manifestação prevista para o dia 12 de novembro e os motivos da mesma, assim como para convidar os fiéis a que respondam o mais ativamente possível a tal convocatória".

O envio da nota do Conselho, continua a carta, é uma decisão do Arcebispo de Madri, que o considerou "oportuno" devido à "importância de que a educação das crianças e jovens teve sempre para a Igreja e pelo que indubitavelmente afeta a pessoa e a sociedade neste momento de mudanças educativas".

O Cardeal tomou a decisão de enviar aos párocos a Nota do Conselho de Leigos após ter conhecido a opinião do Conselho Episcopal, "reconhecendo o direito dos leigos a expressar-se no que tange aos princípios e valores educativos para seus filhos".

Finalmente, o Bispo roga a párocos e reitores de lugares de culto que dêem leitura da nota ao finalizar as "celebrações próximas à data da manifestação" e sugere que se faça após todas as missas do sábado, dia 5, e domingo, 6 de novembro, fim de semana anterior à manifestação.

Por outro lado, o Delegado diocesano de Ensino, Avelino Revilla, dirigiu cartas aos diretores de Colégios e aos Professores de Religião anexando a Nota do Conselho de Leigos e a carta do Bispo Auxiliar de Madri.