No dia da comemoração dos fiéis defuntos, o Papa Bento XVI desceu às Grutas Vaticanas localizadas sob a Basílica de São Pedro para rezar junto às tumbas dos Pontífices ali enterrados e, tal como adiantou ontem aos milhares de fiéis, recordar especialmente o "amado João Paulo II".

Bento XVI tinha anunciado ontem, depois do Ângelus na Solenidade de Todos os Santos, que seguindo o costume católico de lembrar os fiéis defuntos, também ele iria hoje a rezar junto à tumba dos Papas.

"Unindo-me espiritualmente aos que vão aos cemitérios para rezar por seus defuntos, também eu irei amanhã à tarde para rezar nas Grutas Vaticanas, junto às tumbas dos Papas, e terei uma lembrança especial para o amado João Paulo II", assegurou o Santo Padre nesta terça-feira na Praça de São Pedro.

A visita de Bento XVI às grutas do vaticano se realizou às seis da tarde (hora de Roma) e, conforme havia comunicado a Prefeitura da Casa Pontifícia, de forma "completamente privada".

A tumba de João Paulo II, falecido em 2 de abril de 2005, é um dos lugares mais visitados da Basílica vaticana. Segundo o cálculo de algumas agências, diariamente vão ao sepulcro mais de 20 mil pessoas.

A capela que acolhe os restos mortais de João Paulo II, além das flores e um círio aceso, contém uma placa de mármore que representa a Virgem com o Menino nos braços e dois anjos. Na lápide se aprecia a inscrição "Ioannes Pavlvs PP II. 16.X.1978-2.IV.2005" e o símbolo de Cristo.