O Arcebispo de La Plata, Dom. Héctor Aguer, denunciou que em um colégio estadual os adolescentes de 13 anos aprendem que o preservativo é "como uma vacina", e advertiu que este método "não pode chamar-se educação sexual porque de educação não tem nada".

"Terei que dizer que se trata de uma corrupção legal. Trata-se de uma invasão intolerável dos direitos dos pais em relação à educação de seus filhos", sustentou o Prelado em declarações publicadas pelo jornal El Dia, ao referir-se a um colégio que não identifica.

Segundo o Prelado, explicam aos estudantes que "se pode brincar com o sexo" mas que antes deve "vacinar-se". "O que lhes propõem como suposta vacina é para os garotos o preservativo" afirmou e acrescentou que às adolescentes "lhes apresenta toda a gama de métodos anticoncepcionais que existem e lhes dizem que elas têm direito a ir a um hospital e colocar um dispositivo intra-uterino sem necessidade de que seus pais saibam disso".

"Parece-me que temos o direito de falar de corrupção porque se está desviando a orientação dos meninos de uma vida verdadeiramente sã", enfatizou. "Se virem que acontecem coisas como estas, os pais têm o direito de apresentar queixas na justiça", sublinhou Dom. Aguer.

A Lei de Saúde Reprodutiva –que entrou em vigência em março de 2004 na província de Buenos Aires e que busca "prevenir" a gravidez e evitar o contágio da AIDS– se executa pela metade: os hospitais e centros de saúde públicos prescrevem anticoncepcionais e entregam profiláticos de forma gratuita, mas a educação sexual nas escolas quase não alcança na metade dos alunos do nível médio.

Na atualidade, em Buenos Aires há 5 mil e 373 colégios privados. Quase mil e 548 deles são católicos; 82 são evangélicos e quase 3 mil e 500 não são confessionais. Todos estão obrigados a ensinar a matéria Adolescência e Saúde como parte desta lei.

A disciplina inclui nutrição e saúde na adolescência; sexualidade; saúde mental; uso e abuso de substâncias psicotrópicas, e o casal adolescente. O capítulo de sexualidade inclui informação sobre métodos para prevenir a AIDS e gravidez.