O Presidente de Vida Humana Internacional (VHI), P. Thomas Euteneuer, a maior organização pró-vida do mundo, exortou o Presidente do EUA, George W. Bush a lutar contra o aborto nos Estados Unidos.

"Nos Estados Unidos e durante 33 anos foi negado o direito à vida às crianças não nascidas, e aos americanos foi negado o direito a governar-se. A luta pública contra o aborto se fez a um lado por muito tempo e isso deve terminar", manifestou o sacerdote. "Senhor Presidente agora é tempo de ficar de pé e lutar contra a indústria do aborto e quem o apóia no Senado dos Estados Unidos", exortou o presbítero.

O Pe. Euteneuer também comentou a decisão do Harriet Miers de excluir-se da consideração para a Suprema Corte, posto para o quealos abortistas do Senado dos Estados Unidos pediam um "candidato de consenso" para substitui-la. "O Senado atacará qualquer nomeado que tenha fama de ter defendido a integridade humana", precisou.

"Harriet Miers tomou a decisão correta. Ao retirar-se coloca os interesses do país e da Suprema Corte acima de seus próprios interesses. Esperemos que o Presidente tome uma medida de valentia e integridade similar e escolha a um nomeado que seja pró-vida", enfatizou o Presidente do VHI.

Para o presbítero, desde 1928 que não se via uma votação tão alta de católicos a favor dos republicanos, quem votaram assim porque "acreditavam que a administração nomearia juizes que respeitam a Constituição e o direito inalienável de toda vida humana".

Assegurou que os católicos "ficarão ombro a ombro com o Presidente para defender a qualquer nomeado que tenha um currículo claro de respeito pela vida do não nascido".