O papa Francisco instituiu um ciclo de estudos sobre “Ecologia e Meio Ambiente. Cuidado da nossa Casa Comum e a Proteção da Criação”, na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, hoje, 7 de outubro.

Numa carta dirigida ao vigário da diocese de Roma, cardeal Angelo De Donatis, Francisco descreveu as motivações desta iniciativa conjunta com o patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I.

“É graças ao Patriarcado Ecumênico de Constantinopla que amadureceu entre os cristãos a preocupação pela questão ecológica, por preservar os dons da criação, do patrimônio natural, inclusive através de numerosas ações de sensibilização e exortação aos fiéis e a outras comunidades religiosas a respeitar o meio ambiente”, diz a carta. “Na Igreja Católica a preocupação com a proteção da criação está enraizada no patrimônio de reflexões, ideias e instrumentos de ação contidos em sua doutrina social”.

Assim, o novo ciclo fará parte do “sistema de estudos eclesiásticos entre as outras ciências, principalmente as humanidades, que estão mais estreitamente ligadas com as disciplinas teológicas ou o trabalho de evangelização”, diz o papa. “Um caminho de alta formação no qual as sedes dos apóstolos Pedro e André trabalharão em sinergia para continuar, também neste âmbito, sua missão de anunciar a Boa Nova a todos os povos”.

O novo ciclo de estudos “será estruturado nos campos disciplinares da teologia, filosofia, direito e todas as ciências do âmbito econômico, social, ecológico e ambiental, de forma a ser capaz de gerar essa unidade do saber na distinção e no respeito pelas suas múltiplas expressões afins e convergentes”.

Assim, a Pontifícia Universidade Lateranense conferirá, com a autoridade da Santa Sé, os graus acadêmicos previstos para os três ciclos do ensino universitário sob a forma de graus conjuntos (“joint degree”), graus duplos (“double degree”) e graus equivalentes (“equivalent degree”) e acrescentou que outros tipos de titulações serão definidos em conjunto com o Patriarcado Ecumênico de Constantinopla ou com outras Igrejas Cristãs e comunidades de crentes que desejam ingressar no novo caminho acadêmico.

Da mesma forma, o papa recordou que a Universitas é "um lugar simbólico de humanismo integral que deve ser constantemente renovado e enriquecido através do entrelaçamento do conhecimento, as artes e as ciências" por isso "é necessário que a educação universitária seja capaz de responder aos numerosos desafios que surgem atualmente à humanidade em seu conjunto e às comunidades de fiéis, propondo uma promoção cultural corajosa e coerente e um projeto cientificamente válido”. 

Francisco destacou que, diante do “apelo a educar na responsabilidade pelos dons da criação, a Igreja também cumpre o seu compromisso educando no verdadeiro sentido de toda ação encaminhada a preservar, proteger e garantir a vida sobre e da terra, consciente de que esta é uma obrigação à qual todos estão chamados, em suas diferentes funções e tarefas”.

O papa anunciou que o novo ciclo de estudos incluirá também a Cátedra UNESCO. “Um futuro de educação à sustentabilidade” para promover um “sistema aberto” de pesquisa e formação para “sensibilizar e promover, em escala mundial, a educação das novas gerações para a responsabilidade ecológica, as garantias ambientais e a sustentabilidade desejada”.

O papa Francisco concluiu que está seguro do “compromisso de todos, professores, alunos e funcionários não docentes, que trabalharão juntos para garantir uma sólida preparação dos sacerdotes, das pessoas consagradas e dos leigos, trabalhando sempre com humildade e sobriedade e espírito de sacrifício, qualidades essenciais para construir, também com o estudo e a pesquisa, essa amizade social que é o fundamento da fraternidade”.

Confira também: