Esses santos e beatos contemporâneos se caracterizaram por ter um profundo amor pela eucaristia e, graças ao seu exemplo, os católicos podem aprender a alcançar a plenitude da vida cristã para a vida eterna.

Os santos são: são João Paulo II, santa Faustina Kowalska e o beato Carlo Acutis. O padre Stan Smolenski escreveu sobre cada um deles para o jornal National Catholic Register.

Papa São João Paulo II

Padre Stan recorda que todos os colaboradores de “são João Paulo II sabiam que a missa era o centro do seu dia”.

“Passava 10 minutos com os assistentes em preparação e 10 minutos depois em ação de graças. Era claro que estava fisicamente lá, mas conscientemente profundamente na presença do Senhor. Seu secretário disse que fazia umas 20 visitas ao santíssimo sacramento por dia, geralmente prostado em forma de cruz”, conta.

Além disso, ele relata que todos os organizadores das viagens de João Paulo II ao exterior “sabiam que uma visita improvisada ao santíssimo sacramento poderia atrasar o cronograma em pelo menos 20 minutos, por isso era recomendado a eles que não deixassem ele passar por uma capela em seu caminho”.

Ele também contou uma anedota durante a visita do papa a Baltimore em 1995, na capela da residência do cardeal.

“O organizador papal enfatizou que a porta da capela deveria permanecer fechada. Era parecida com todas as outras portas. São João Paulo passou pela porta fechada e logo parou, deu meia-volta e se dirigiu para aquela porta. Ele entrou durante os 20 minutos habituais e depois assinalou com o dedo para o organizador papal. Parecia que ele tinha um sexto sentido em relação à sagrada eucaristia”, contou.

O padre Stan recorda que são João Paulo II escreveu vários documentos sobre a eucaristia, sendo o principal a encíclica Ecclesia de Eucharistia.

“Queria renovar a fé e a devoção à eucaristia como Presença, Sacrifício e Comunhão. Ele disse que cada congregação que vai à missa deve estar unida em assombro e ação de graças pelo que está participando, e que Maria, Mulher da eucaristia, é o nosso modelo”, disse.

Santa Faustina Kowalska

Santa Faustina nasceu na Polônia em 1905 e morreu em 1935. Foi a primeira santa canonizada em 2000. Recebendo revelações sobre a Divina Misericórdia, Jesus a instruiu a manter um diário e promover uma imagem especial, uma festa, um terço, uma novena e uma oração diária às 15h dedicada à Divina Misericórdia.

Segundo o padre Stan, ela "experimentou um conhecimento infundido, como anotou em seu diário sobre a eucaristia da Última Ceia”.

Santa Faustina escreveu: “Nessa hora de oração, Jesus me permitiu entrar no Cenáculo e pude ver o que sucedia ali. Emocionei-me profundamente no momento em que Jesus antes da consagração, ergueu os olhos para o Céu e entregou-Se a um misterioso diálogo com Seu Pai. Conheceremos devidamente esse momento apenas na eternidade. Seus olhos eram como duas chamas, o rosto radiante, branco como a neve, toda a postura majestosa, a Sua alma de saudade”.

“No momento da Consagração, o amor descansou saciado – o sacrifício fora consumado na sua plenitude. Agora, apenas se cumprirá a cerimônia exterior da morte – a aniquilação exterior; a essência está no Cenáculo. Durante toda a minha vida, nunca tive um conhecimento tão profundo desse mistério, como naquela hora de adoração. Oh! Como desejo ardentemente que o mundo inteiro conheça este insondável mistério.” (Diário 684).

Padre Stan recorda que “Santa Faustina relatou ter visto os raios vermelho-claros que saíam da custódia, enquanto ouvia Nosso Senhor dizer: 'Aqui estou, o Rei da Misericórdia', forte motivação para a nossa frequente adoração".

Beato Carlo Acutis

Esse jovem de 15 anos está ficando cada vez mais conhecido no mundo. Nasceu em 1991 na Inglaterra de pais italianos, morreu em 2006 na Itália de leucemia. Carlo mostrou todos os interesses característicos de uma criança, incluindo o futebol, a fotografia e especialmente os computadores.

Embora fosse um estudante comum, ele tinha a genialidade de um professor universitário nessa tecnologia. Carlo era fortemente pró-vida e manifestava isso. Sua vida era guiada por sua fé católica, embora seus pais não fossem praticantes.

O padre Stan assinala que "a eucaristia foi o centro da sua vida".

Mais em

“Informa-se que Carlo recebeu a sagrada comunhão todos os dias após a sua primeira comunhão. Ele disse que a eucaristia era o seu ‘caminho para o céu’. Não um caminho ou rodovia (via em italiano), com semáforos e placas de pare, mas uma rodovia, sem obstáculos e direto para o seu destino”, comentou.

O interesse de Carlo na eucaristia levou-o a estudar os 126 milagres eucarísticos conhecidos na Europa.

“As férias em família serviam para visitar estes locais. Ele aplicou seus conhecimentos de informática e produziu cartazes de cada um que estão circulando ao redor do mundo em vários idiomas. Todas as igrejas de Assis, sua cidade preferida onde é consagrado, tiveram a adoração eucarística no dia em que foi beatificado em outubro de 2020, transformando-a em cidade eucarística”, disse o padre Stan.

Isto “demonstra que inclusive os jovens podem se converter em evangelizadores da eucaristia utilizando seus talentos para este propósito”, acrescentou.