Os Servos de Deus Alberto Michelotti e Carlo Grisolia, dois amigos de Gênova, Itália, avançam rumo aos altares. No próximo dia 8 de outubro deve ser encerrada a fase diocesana da causa de beatificação dos dois, inaugurada em 2005. A causa será, então, levada a Roma. A cerimónia de encerramento da causa diocesana terá missa celebrada pelo bispo Marco Tasca.

Carlo e Alberto, membros do Movimento dos Focolares, morreram prematuramente em 1980. Alberto morreu no dia 18 de agosto, em uma queda durante uma escalada nos Alpes, e Carlo foi diagnosticado com câncer, e morre quarenta dias após o amigo.

Ambos viveram entre si e com seus semelhantes uma intensa história de amizade sustentada pelo ideal evangélico do mundo unido e da fraternidade universal segundo a espiritualidade de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares. Nos anos seguintes, a memória e a admiração pelos dois cresceu e uma fama de santidade se espalhou. Daí a iniciativa de iniciar a causa de beatificação e canonização destes dois amigos indicados como modelo para os cristãos de hoje por iniciativa do cardeal Tarcisio Bertone quando era arcebispo de Gênova.

Na cerimônia que conclui as duas consultas diocesanas, unidas pela mesma oração de intercessão. Estarão presentes o representante do bispo, dom Mario Ostigoni, o jiz delegado, Luigi Nuovo, o promotor da justiça, monsenhor Michele De Santi, o notário canônico Andrea Fasciolo e o postulador da causa, Emilio Artiglieri. As mães dos dois jovens, membros da comunidade do Movimento dos Focolares, estarão presentes.

Na Santa Sé as informações da diocese serão examinadas. Se a Congregação para as Causas dos Santos conceder o decreto de validade, esses servos de Deus serão chamados "veneráveis". Posteriormente, poderão ser declarados "beatos" e depois "santos". Para isto será necessária a comprovação de dois milagres ocorridos pela sua intercessão. Como a oração é pela canonização de ambos, eles poderão ser "santos juntos" e celebrados no mesmo dia.  

Confira também: