Em 3 de outubro, memória de São Francisco de Borja, morreu aos 94 anos o cardeal Jorge Medina Estévez, que serviu como bispo em duas dioceses do Chile, em diferentes dicastérios do Vaticano, colaborou na redação do Catecismo; e anunciou ao mundo a eleição do papa Bento XVI em 2005.

O cardeal morreu neste domingo em Santiago e seu velório foi na paróquia da Transfiguração do Senhor, localizada em Las Condes.

A missa fúnebre será celebrada hoje, 4 de outubro, na Catedral Metropolitana de Santiago.

Como cardeal protodiácono, o cardeal Medina foi o encarregado de anunciar a eleição de Bento XVI, em 19 de abril de 2005, com o tradicional "Habemus Papam!" (Temos Papa); e na cerimônia de abertura de seu pontificado impôs-lhe o pálio arquiepiscopal, em 24 de abril de 2005.

Em abril de 2018, o cardeal explicou à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que “naquela época eu era o protodiácono, isto é, o diácono mais antigo, e segundo as normas da Cúria Romana, cabe a ele anunciar a eleição do papa, como também outros atos dentro do conclave”.

“Eu achava que o anúncio era muito ‘frio’, por isso disse ao mestre de cerimônias: ‘eu quero fazê-lo um pouquinho mais quente, quero fazê-lo em vários idiomas’. O mestre titubeou um pouco, mas depois me disse: ‘olha, nestes momentos quem manda é você’. Então, eu fiz o anúncio em inglês, em alemão, em francês, em castelhano e em italiano”, lembrou o então cardeal chileno.

Sobre Bento XVI, o cardeal Medina comentou que “sempre tive uma mistura de dois sentimentos por ele: profunda admiração e, por outro lado, amizade muito sincera”.

Em 2017, em entrevista à ACI Prensa, o cardeal argentino Estanislao Karlic recordou a importante contribuição do cardeal Medina na redação do Catecismo da Igreja Católica, em 1992.

“Não posso deixar de recordar as pessoas com as quais trabalhamos ombro a ombro, em uma parte do Catecismo: o cardeal Jorge Medina Estévez, do Chile, com quem nos tornamos mais amigos e disfrutamos as maravilhas de fazer esta síntese da doutrina católica”, disse então o cardeal Karlic.

Jorge Arturo Agustín Medina Estévez nasceu em 23 de dezembro de 1926, em Santiago do Chile. Antes de entrar no seminário, frequentou a Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Chile. Ele obteve o título de bacharel em artes e biologia.

Estudou no seminário menor de Santiago e na Pontifícia Universidade Católica de Santiago obtendo licenciatura em letras e em biologia e tornou-se doutor em teologia e direito canônico em 1955.

Foi ordenado sacerdote em 12 de junho de 1954. Participou do Concílio Vaticano II, de 1962 a 1965, como perito.

Foi juiz do Tribunal Metropolitano, pró-grão chanceler da Universidade Católica de Santiago; e cônego penitenciário da Catedral Metropolitana de Santiago. Ele foi consultor de vários dicastérios do Vaticano.

Até 1965 lecionou filosofia no seminário e até 1994 teologia na faculdade da Pontifícia Universidade Católica de Chile, onde atuou alguns anos como decano.

Medina foi nomeado bispo auxiliar de Rancagua em 18 de dezembro de 1984 e recebeu a consagração episcopal em 6 de janeiro de 1985 no Vaticano, em uma missa presidida pelo papa São João Paulo II.

Foi nomeado bispo de Rancagua em 25 de novembro de 1987 e seis anos depois foi nomeado bispo de Valparaíso, em 16 de abril de 1993.

Em 21 de junho de 1996, foi nomeado pró-prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, sendo elevado à dignidade de arcebispo em 19 de setembro de 1996.

Medina participou da Assembleia Especial para a América do Sínodo dos Bispos, no Vaticano, de 16 de novembro a 12 de dezembro de 1997.

O papa são João Paulo II o criou cardeal em 21 de fevereiro de 1998.

O cardeal foi nomeado prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos em 23 de fevereiro de 1998, dicastério no qual serviu até outubro de 2002, quando completou 75 anos, idade de aposentadoria dos bispos.

Mais em

Em 24 de fevereiro de 2005, tornou-se protodiácono do Colégio dos Cardeais e participou do conclave de 18 a 19 de abril de 2005.

Na Santa Sé, foi membro das Congregações para o Clero, para a Doutrina da Fé e para os Bispos. Foi membro do Pontifício Conselho para a Família e das Comissões para a América Latina e da Ecclesia Dei.

Foi também membro da Comissão Teológica Internacional e da comissão encarregada de preparar o Catecismo da Igreja Católica.

É autor de numerosas obras como livros, folhetos teológico-pastorais e artigos sobre temas eclesiológicos, de espiritualidade e de direito canônico.

Confira também: