O Bispo de Quilmes, Dom. Luis T. Stöckler, considerou o novo santo chileno, Alberto Hurtado, como uma "testemunha apaixonado do amor de Cristo, refletido em seu intenso amor ao próximo".

O Prelado assinalou que quando o santo fundou o Lar de Cristo não se conformou unicamente com a assistência aos pobres mas sim "motivou a formação de sindicatos de operários, e inspirou a fundação de um partido que se orientasse nos princípios do Evangelho e a Doutrina Social da Igreja".

"A verdadeira devoção deste santo não consistia somente em procurar Deus no céu ou a Cristo na Eucaristia, mas também em vê-lo e servi-lo na pessoa de cada um de nossos irmãos", anotou.

O Bispo de Quilmes informou que "amar não é um sentimento, mas uma ação concreta ao próximo" e acrescentou que "Cristo une o amor a Deus com o amor ao próximo".

"O Pai Hurtado é um santo latino-americano de nosso tempo. Permitamos que a Eucaristia nos transforme para que nos faça capazes de seguir seu exemplo para viver o dom de amar a Deus e ao próximo", concluiu.