O papa Francisco deve receber o presidente dos EUA, Joe Biden, na primeira visita oficial dele ao Vaticano no próximo 29 de outubro.

A CNA, agência em inglês do grupo ACI, obteve a informação da Prefeitura da Casa Pontifícia. Embora os encontros com chefes de Estado sejam eventos diplomáticas, a prefeitura é responsável pela organização e o protocolo em torno das reuniões.

Outra fonte independente disse à CNA que os preparativos já estavam em andamento na Embaixada dos EUA junto à Santa Sé e que os primeiros carregamentos com equipamentos necessários para a visita já estavam a caminho de Roma.

A Casa Branca anunciou em 22 de setembro que Biden se reuniria com o presidente francês Emmanuel Macron na Europa no final de outubro. Sobre possíveis planos para uma reunião com o papa Francisco, um porta-voz da Casa Branca disse à CNA em 28 de setembro que não havia "nada a anunciar".

A Santa Sé normalmente não avisa com antecedência sobre as visitas dos chefes de Estado, mas confirmar a visita depois que o próprio chefe de estado visitante faz um anúncio oficial.

Biden teria uma reunião com o papa Francisco, depois haveria conversações bilaterais na Secretaria de Estado com o cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, e com o arcebispo Paul Gallagher, Secretário para as Relações com os Estados.

Biden já esteve com o papa Francisco em duas ocasiões, quando era vice-presidente da administração Obama. A primeira vez foi em setembro de 2015, quando o papa participou do Encontro Mundial das Famílias na Filadélfia. Em abril do ano seguinte, Biden visitou o Vaticano para participar de uma cúpula de medicina regenerativa e saudou o papa brevemente.

Confira também: