O Arcebispo de Colombo no Sri Lanka, Dom Oswald Gomis, informou à associação internacional católica, Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), que grupos "fundamentalistas" evangélicos prometeram ajuda às vítimas do tsunami de dezembro em troca de sua conversão ao cristianismo.
Dom Gomis explicou que "algumas comunidades budistas estão cada vez mais preocupadas com a atuação de fundamentalistas cristãos que tentaram explorar a situação criada pelo tsunami, indo aos acampamentos e pregando que as pessoas e, em particular, as crianças, deveriam ser cristãos".
O Prelado advertiu que no Sri Lanka há um "mau entendido de que todos os cristãos são católicos", mas os católicos não passam de 10 por cento de uma população de 18 milhões, onde a grande maioria se confessa budista.
O Bispo manifestou à AIS sua preocupação porque esta situação dá motivos aos budistas militantes que procuram impor leis que proibem a conversão religiosa, uma situação cada vez mais iminente fremte às próximas eleições, nas quais o candidato Mahinda Rajapakse, poderia ser eleito ao contar com o apoio dos nacionalistas budistas.