O arcebispo emérito de Brasília (DF), cardeal José Freire Falcão morreu na noite de domingo, 26 de setembro, aos 95 anos, de covid-19. Ele estava internado desde o dia 17 de setembro, quando a doença foi diagnosticada. No dia 24, teve uma piora em seu quadro respiratório e renal e precisou ser entubado.

“Sua ausência é sentida profundamente por toda a Arquidiocese de Brasília, amigos e fiéis pela marca indelével que S. Emcia. deixou nas numerosas obras pastorais que ensejou durante os vinte anos que governou esta Igreja Particular”, afirmou a Arquidiocese de Brasília em nota de falecimento. Ainda não foram divulgadas informações sobre o velório.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), manifestou seu “pesar pelo falecimento do Cardeal Dom José Freire Falcão”. “Agradecemos a Deus a contribuição que o cardeal deu à conferência episcopal do Brasil, servindo-lhe como assessor na área litúrgica e também estando à frente, como presidente, do Movimento de Educação de Base (MEB)”, afirmou. Recordou ainda que, como “segundo bispo dessa Igreja Particular no Distrito Federal, dom José ampliou o número de padres e de paróquias do Distrito Federal, preparou a recepção ao papa em 1991, criou a Casa do Clero e estimulou os movimentos eclesiais, entre outras coisas. Sempre fiel ao seu lema episcopal, ‘In humilitate servire’ (‘Servir na humildade’), descansa agora junto ao Pai”.

Segundo recordou a Arquidiocese de Brasília, em uma ocasião, o cardeal Freire Falcão explicou aos fiéis da capital federal a escolha de seu lema episcopal. “Tomei como lema ‘Servir na Humildade’, pois coloquei o meu pastoreio nas mãos do Senhor, porque Ele não falta jamais aos que fazem a vontade do Pai, ao seguir o Seu chamado, ao dar o seu sim”, disse.

O cardeal José Freire Falcão nasceu em 23 de outubro de 1925, em Ererê (CE). Entrou no Seminário da Prainha, em Fortaleza (CE), aos 14 anos. Foi ordenado padre em 1949 na diocese de Limoeiro do Norte (CE). Em 1967, foi nomeado bispo desta mesma diocese. Em 1971, tornou-se arcebispo de Teresina (PI), onde permaneceu até 1984. Em seguida, foi transferido para Brasília. Esteve à frente desta arquidiocese até 2004, quando se aposentou.

Foi criado cardeal em 28 de junho de 1988 pelo papa são João Paulo II. Em abril de 2005, participou dos funerais de são João Paulo II e do conclave que elegeu o papa Bento XVI. Em outubro daquele mesmo ano, deixou de ser cardeal eleitor, ao completar 80 anos.

Confira também: