Várias paróquias das cidades austríacas de Viena e Linz lançaram iniciativas para que na véspera da solenidade de Todos os Santos resplandeça a santidade e não as abóboras ocas próprias do Halloween.

A agência Kath.net informou sobre as diversas iniciativas católicas como alternativas ao Halloween. Por exemplo, o grupo “Amigos de Deus” como em anos anteriores, convidou aos fiéis da cidade de Linz à "Noite das luzes”, em que faz um chamado à conversão desde uma reflexão sobre os Novissimos (morte, julgamento, purgatório, inferno e céu).

“Na noite de 31 de outubro teremos uma vigília, em que recordaremos que esta festa anuncia o senhorio de Deus em seus Santos, o triunfo da luz sobre a escuridão. Em esta noite não há espaço para a escuridão”, assinalou um dos organizadores.

Na Catedral de Viena, por outro lado, se organizou uma noite de oração, que reunirá aos fiéis sob o lema “Melhor Santos que abóboras ocas”.

No Mosteiro da Santa Cruz em Viena, se fez um convite também aos fiéis para a noite da Misericórdia, ocasião para a reconciliação sacramental, para o louvor e a adoração. Como diz o convite, “são bem-vindos todos aqueles que mantêm a cabeça clara e o espírito aberto. Aqueles com ‘cabeça de abóbora’ definitivamente não estão convidados”.