O papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 22 de setembro, dom Adelar Baruffi arcebispo de Cascavel (PR).  A arquidiocese estava vacante desde março de 2021, após a morte de dom Mauro Aparecido Santos.  Até então, dom Adelar era bispo da diocese e Cruz Alta (RS).

Em mensagem enviada à Arquidiocese de Cascavel, dom Adelar disse estar aberto ao diálogo com todos. “Quero caminhar com vocês na vivência dos quatro sinais da nossa evangelização: o sinal da Palavra, com a indicação à vida cristã e a animação bíblica da vida e da pastoral; o pilar do pão, da liturgia e da espiritualidade; o pilar da caridade, o serviço à vida plena; e o pilar da ação missionária em estado permanente de missão”, afirmou, referindo-se aos quatro pilares propostos pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023.

O arcebispo eleito disse ainda levar consigo três convicções metodológicas. “Primeira, a convicção de que estamos no caminho em que outros trilharam e se doaram, desejando ter uma atitude de muita gratidão e de respeito pela história da Arquidiocese. Segundo, o desejo de estar próximo de todas as realidades presentes na Arquidiocese. E a terceira, a certeza de que a evangelização é uma obra coletiva, na comunhão arquidiocesana, e aqui nós entendemos os leigos, religiosos, padres, diáconos, seminaristas e o arcebispo junto”, afirmou.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou uma saudação a dom Adelar Baruffi pela nomeação com arcebispo de Cascavel. “Seu lema episcopal, ‘Servo de Jesus Cristo’, tirado da Carta aos Romanos (Rm 1,1), nos recorda o chamado que Deus faz aos homens a serem seus apóstolos e a anunciar o Evangelho, como o fez a Paulo”, afirma.

“Como todos os ministérios na Igreja, também o ministério episcopal é um serviço, exercido na comunhão com o colégio episcopal e com o bispo de Roma, o Papa. Rogamos bênçãos à continuidade de sua missão como servidor de Jesus Cristo e da sua Igreja, à porção do povo de Deus na arquidiocese de Cascavel, agora confiada aos seus cuidados pastorais”, diz a saudação.

Dom Adelar Baruffi nasceu em Coronel Pilar (RS), em 19 de outubro de 1969. Ingressou no seminário aos 15 anos. Formou-se em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É mestre em Teologia e especialista em Espiritualidade pela Pontifícia Faculdade Teológica Teresianum, em Roma.

Foi ordenado sacerdote em 22 de janeiro de 1995, incardinado na Diocese de Caxias do Sul (RS), na atuou como assistente espiritual e reitor do seminário menor e do curso propedêutico; reitor do seminário maior; coordenador dos formadores; coordenador da pastoral presbiteral; vigário paroquial e membro do conselho presbiteral e do colégio de consultores.

Foi nomeado bispo de Cruz Alta em 17 de dezembro de 2014 e recebeu a ordenação episcopal em 7 de março de 2015. Como bispo, dom Adelar foi referencial do Serviço de Evangelização da Juventude no Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Confira também: