O Arcebispo de Mérida-Badajoz, Dom Santiago Garcia Aracil, recentemente nomeado, enviou saudações a seus irmãos Bispos de sua nova Província Eclesiástica, aos sacerdotes, religiosos, paroquianos e a toda sociedade manifestando que se aproxima a Extremadura com “ilusão e compromisso”.

Ilusão, não só porque chego a um povoado forte e capaz de nobres aventuras, mas porque me aproximo de algumas pessoas, tão ternas quanto fortes, que veneram por Patrona à Virgem Nossa Senhora”, Santa Maria de Guadalupe, manifestou o Arcebispo nascido em Valencia.

Deste modo, Dom García Aracil, destacou que “a chave do compromisso esta em poder contribuir com essa querida diocese tudo o que há de bom e positivo que a Divina Providencia me presenteia como herança das terras de Valencia e Andaluzia, unidas a Badajoz por São João de Ribera, nascido em Sevilha, Bispo Nobel de Badajoz e Arcebispo de Valencia, em cuja Instituição, Colégio e Capela de Corpus Christi exerce o ministério sacerdotal durante dois decênios”.

Dom Garcia Aracil, que até o momento de sua designação ocupava o cargo de Bispo de Jaén, manifestou sua disposição de chegar a sua nova diocese “com imensa alegria, com grande ilusão, com muita confiança e com profunda esperança”. “A imensa alegria é devida ao que o Senhor, por meio do Santo Padre João Paulo II, se manifestou para confiar em mim, ao pedir o sacrifício de renunciar à queridíssima diocese de Jaén para entregar-me abertamente, em diante, a esta já querida Igreja de Mérida-Badajoz”.

O Arcebispo, que tomará posse da sede metropolitana no próximo 4 de setembro na Catedral de Badajoz, mostrou seu desejo de que sua presença e trabalho em Extremadura “seja, sem exceção, um sinal de abertura desde o amor, de dialogo desde a paciente escuta, de colaboração desinteressada, e um estimulo para que cada um seja coerente com sua identidade tendo como referencia a verdade, como base a justiça e como ideal e motivação, o amor”.