O Bispo Auxiliar do México, Dom Abelardo Alvarado, denunciou que "no México existe uma percepção e uma carga histórica negativa de fortes preconceitos que negam o legítimo direito das religiões a propor seus ensinamentos de ordem moral".

Dom Alvarado anunciou a celebração do primeiro Congresso Internacional sobre Igrejas, Estado Laico e Sociedade, que se realizará de 14 a 18 de novembro próximo no Hotel Intercontinental Presidente da Cidade do México.

Segundo o Bispo, há uma "preocupação geral sobre a necessidade de encontrar os valores éticos que normatizem a conduta humana naqueles campos que mais afetam a vida das pessoas: A economia, a política, as relações internacionais, as migrações e as ciências, particularmente a bioética".

O próximo congresso, acrescentou, tem como propósito "abrir um espaço de reflexão em torno do conceito moderno da laicidade no contexto dos direitos humanos –sobre os que cada dia se tem maior consciência– e sobre o sentido de como garantir mais adequadamente uma autêntica liberdade religiosa".

O evento tratará temas "como o papel das Igrejas na vida pública, liberdade e laicidade, as Igrejas e a comunidade política, contribuição das Igrejas ao desenvolvimento e cultura dos povos, etc. tema que teremos que debater sem preconceitos históricos nem ideológicos, procurando a harmonia de um Estado democrático e leigo com os direitos de consciência. Neste debate plural, aberte, serão estudadas todas as vozes com respeito em um diálogo franco".

Os participantes convidados são líderes religiosos, políticos, acadêmicos e intelectuais, empresários, comunicadores, dirigentes de movimentos e associações religiosas e todas aquelas pessoas que estejam interessadas no tema.

O congresso será inaugurado pelo Secretário de Governo, Carlos Abascal, e participarão representantes dos meios de comunicação e a sociedade civil; como o Presidente da Comissão Nacional de Direitos humanos, José Luis Soberanes; e o Presidente da Sociedade Bíblica do México, Pe. Abner López, entre outros.

Dom. Alvarado explicou que "queremos realizar um exercício de diálogo respeitoso e sério, que contribua com luzes neste momento em que se necessitam vozes que chamem à concórdia, a uma convivência harmoniosa, à cultura da legalidade, à participação civil e à soma de esforços por fazer do México uma nação mais justa e fraterna, onde o estado de direito seja a garantia do exercício dos direitos".

O primeiro Congresso Internacional sobre Igrejas, Estado laico e Sociedade é convocado pelo Instituto Mexicano de Doutrina Social Cristã, a Fundação Konrad Adenauer, a Comissão Nacional de Direitos humanos e o Departamento para as relações Igreja–Estado da Conferência Episcopal Mexicana.

Para mais informações sobre o Congresso visite o site:  www.drie.org.mx