A Fundação Alternativas, vinculada ao governante Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), apresentou uma proposta para legalizar definitivamente o aborto na Espanha.

A associação à qual pertencem dirigentes socialistas como o Presidente do Governo espanhol, José Luis Rodriguez Zapatero, e o ex-mandatário Felipe González, propôs através de um documento intitulado "o aborto na legislação espanhola: uma reforma necessária", uma nova modificação do Código Penal para liberar ainda mais essa prática.

Por sua vez, a Fundação Garcia Morente através de seu site analisisdigital.com. lembrou que embora o Governo tenha garantido que esta reforma não é prioritária, o Ministro da Justiça, Juan Fernando López Aguilar revelou em 2004 que depois de um prolongado debate social e político este tema de todas maneiras aconteceria em 2006.

Acrescentou que o programa eleitoral do PSOE propõe a reforma da legislação sobre o direito à interrupção voluntária da gravidez para adotar um sistema de prazos, por isso uma modificação permitiria às mulheres submeter-se a um aborto durante as 12 ou 14 primeiras semanas de gravidez sem ter que alegar nenhum motivo".

A Fundação Alternativas realizou nos últimos anos algumas propostas muito afins como as colocações do PSOE como a regulação da eutanásia por pedido e a revisão dos acordos assinados em 1979 pela Santa Sé e o Estado espanhol.