O papa Francisco chegou a Bratislava, capital da Eslováquia, neste domingo, 12 de setembro, às 15h35, hora local (10h35 no horário de Brasília), após o encerramento do 52º Congresso Eucarístico Internacional que aconteceu em Budapeste, Hungria. Esta é a 34ª viagem apostólica internacional do seu pontificado, na qual visitará as cidades de Bratislava, Košice e Prešov.

A visita será concluída na quarta-feira, 15 de setembro, com a celebração da missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora das Dores em Šaštin, adroeira da Eslováquia.

O papa Francisco é o segundo pontífice a fazer uma viagem apostólica a esses países. São João Paulo II visitou a Hungria em 1991 e 1996, e a Eslováquia em 1990, 1995 e 2003.

O pontífice foi recebido no aeroporto internacional de Bratislava pela presidente da República, Zuzana Čaputová. Ela estava acompanhada por duas crianças que ofereceram ao papa pão e sal, um costume eslavo. No aeroporto aconteceu a recepção oficial e nenhum discurso foi pronunciado. Estiveram presentes algumas autoridades civis e eclesiásticas do país, junto com um grupo de fiéis com bandeirinhas do Vaticano e da Eslováquia, que receberam o pontífice com aplausos e dizendo "Viva o papa Francisco".

Em seguida, o papa se reuniu brevemente em privado com a presidente e depois se dirigiu para a Nunciatura Apostólica em Bratislava, onde acontecerá um encontro ecumênico e pronunciará um discurso. Depois, o papa se encontrará com os membros da Companhia de Jesus em privado.

Programa da visita na Eslováquia

Amanhã, o papa participará às 9h15 da cerimônia de boas-vindas no Palácio Presidencial de Bratislava. Às 9h30, fará uma visita de cortesia a presidente da República Eslovaca na “Sala de Ouro” do Palácio Presidencial em Bratislava. Às 10h, o pontífice se reunirá com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático no jardim do Palácio Presidencial de Bratislava e fará um discurso. Em seguida, terá um encontro com bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, seminaristas e catequistas na Catedral de São Martinho, em Bratislava, e pronunciará um discurso.

À tarde, o Papa visitará em privado o “Centro Belém”, em Bratislava, onde encontrará pessoas sem-teto e enfermas que são assistidas pelas Missionárias da Caridade. Às 16h45, irá se encontrar com a comunidade judaica na Praça Rybné námestie, onde fará um discurso. Posteriormente, irá à Nunciatura Apostólica em Bratislava para receber a visita do presidente do parlamento e do primeiro-ministro, com os quais terá um breve encontro privado.

Na terça-feira, 14 de setembro, às 8h10, o papa Francisco viajará de avião para Košice. Às 9h, chegará ao aeroporto de Košice. Às 10h30, presidirá a divina liturgia bizantina de São João Crisóstomo na Praça Mestská športová hala, em Prešov, e pronunciará a homilia. Às 16h terá um encontro com a comunidade Rom no distrito de Luník IX de Košice e fará um discurso. E, às 17h, o pontífice se encontrará com os jovens no Estádio Lokomotiva, em Košice, e fará um discurso. Às 18h30, retornará de avião para Bratislava, onde deve chegar uma hora depois e seguirá diretamente para a Nunciatura.

O último dia da viagem do papa à Eslováquia consistirá na celebração da missa às 10h, no Santuário Nacional Šaštin, onde pronunciará a homilia e estas serão as últimas palavras públicas do papa na viagem. Às 13h30, participará da cerimônia de despedida no aeroporto internacional de Bratislava, que terá a duração de 15 minutos. A previsão é que o avião que levará o papa a Roma decole às 13h45. A chegada ao aeroporto de Roma Ciampino está prevista para as 15h30. De lá, seguirá diretamente para a Casa Santa Marta, no Vaticano.

Confira também: