No final da missa de encerramento do Congresso Eucarístico Internacional em Budapeste, Hungria, o papa Francisco recordou a cerimônia de beatificação realizada neste domingo na Polônia de “duas testemunhas do Evangelho”, o cardeal Stefan Wyszyński, considerado o mentor de São João, e a madre Elżbieta Róża Czacka.

Em suas palavras antes da oração do Ângelus, o pontífice desejou que “o exemplo dos novos beatos nos estimule a transformar as trevas em luz com a força do amor”.

“Hoje, não muito longe daqui, em Varsóvia, duas testemunhas do Evangelho são beatificadas duas testemunhas do Evangelho: o cardeal Stefan Wyszyński e Elżbieta Czacka, fundadora das Irmãs Franciscanas Servas da Cruz”, disse.

Francisco disse que os dois novos beatos são “duas figuras que conheceram de perto a cruz: o primaz da Polônia, preso e segregado, manteve-se sempre um pastor corajoso segundo o coração de Cristo, arauto da liberdade e da dignidade humana; a irmã Elżbieta, que perdeu a visão muito jovem, dedicou toda a sua vida a ajudar os cegos”.

“Que o exemplo dos novos beatos nos estimule a transformar as trevas em luz, com a força do amor”, pediu o papa.

Em seguida, conduziu a oração do Ângelus “neste dia em que veneramos o Santíssimo Nome de Maria” e disse que no passado, “por respeito”, os húngaros, não pronunciavam “o nome de Maria, invocando-A com o mesmo título honorífico usado para a rainha”. “Que a ‘Bem-aventurada Rainha, vossa antiga Padroeira’, vos acompanhe e abençoe”, disse.

Cerimônia de beatificação

A cerimônia de beatificação em Varsóvia do cardeal Stefan Wyszyński e da madre Elżbieta Róża Czacka foi uma grande festa de fé para a Igreja na Polônia.

O cardeal Stefan Wyszyński foi arcebispo primaz da Polônia de 1948 a 1981, é considerado o mentor de São João Paulo II e o pastor que salvou a fé dos poloneses nos difíceis tempos do comunismo. Madre Elżbieta Róża Czacka foi uma religiosa cega que fundou a Congregação das Irmãs Franciscanas Servas da Cruz e estabeleceu a Obra Laski, um centro de educação de crianças cegas e de diálogo com os não crentes.

A cerimônia de beatificação foi presidida pelo prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Marcello Semeraro, no templo da Divina Providência de Varsóvia, com a participação de várias autoridades civis e eclesiásticas e centenas de fiéis presentes na igreja e muitos mais que acompanharam a cerimônia fora do templo por meio de telões.

Em sua homilia, o cardeal Semeraro destacou que a Polônia é “nação de Maria, terra de santos e beatos”. E, “neste templo da Divina Providência, pela intercessão da Virgem Maria, do Beato Stefan Wyszyński e da Beata Elżbieta Róża Czacka, pedimos a Deus que nos dê a força de sermos testemunhas fiéis do seu amor misericordioso por cada pessoa que necessita do nosso tempo”.

Assim, o cardeal rezou "para que os novos beatos sejam poderosos intercessores por esta benemérita nação, que sejam uma luz para as autoridades estatais e locais, e que apoiem a Igreja na Polônia na constante fidelidade ao Evangelho de Cristo”.

O cardeal citou as palavras do papa Francisco proferidas em uma recente audiência geral na qual descreveu que os santos são “testemunhas que veneramos e que de mil maneiras diferentes nos remetem a Jesus Cristo, único Senhor e mediador entre Deus e o homem”. Em seguida, afirmou que estes novos beatos “nos são dados como modelos a seguir, mas também como intercessores aos quais podemos recorrer com confiança”.

Confira também: