Depois da sua chegada ao aeroporto internacional de Budapeste e da recepção oficial no terminal aeroportuário, o papa Francisco deu início à agenda da sua visita à capital da Hungria com um encontro com o presidente da República, János Áder, e o primeiro-ministro Viktor Orbán.

O encontro com os dois dirigentes aconteceu Sala Românica do Museu de Belas Artes, localizada na histórica Praça dos Heróis.

Ao chegar ao museu, o pontífice foi recebido com honras pelo presidente Áder e pelo primeiro-ministro Orban, acompanhados pelo vice-primeiro-mMinistro.

Em seguida, entraram no Salão Românico, onde tiveram uma breve conversa com o secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, e o secretário para as relações com os Estados, dom Paul Gallagher.

Segundo comunicado da sala de imprensa da Santa Sé, “o encontro com o presidente da República, o primeiro-ministro e o vice-primeiro-ministro da Hungria decorreu de acordo com o programa previsto, num ambiente cordia”.

No encontro, que durou cerca de 60 minutos, foram abordados, entre outros temas, “o papel da Igreja no país, o esforço com a preservação do meio ambiente, a defesa e promoção da família”.

Depois do encontro, aconteceu a tradicional troca de presentes entre chefes de Estado. O papa entregou ao presidente János Áder um mosaico que representa a bênção papal na Praça de São Pedro.

É a reprodução de uma pintura do pintor do século XIX Ippolito Caffi. O mosaico foi feito no Estúdio de Mosaico do Vaticano em janeiro de 2020 com uma técnica antiga tradicionalmente empregada pelos artesãos da Basílica de São Pedro.

Confira também: