A seita da Cientologia, que tem entre seus membros atores famosos de Hollywood, instalou um grande cartaz amarelo junto à Prefeitura de Castelló para procurar adeptos enganando a quem passava com uma suposta "análise de estresse".

Com um grande cartaz em que se lê "Quer saber se está com estresse?", dois membros desta seita chamavam a atenção dos curiosos oferecendo o livro "Dianética" –no que se apóia sua "doutrina"– pelo preço de dez euros e uma medição no "émetro" para determinar se sofrem de estresse ou não.

O aparelho em questão está provido de um indicador que assinala se o estresse provém de um problema de trabalho, saúde ou amor. Para comodidade do participante, este pode deitar-se em uma maca de design futurista durante o exame.

"Não se trata de um aparelho que mede a tensão, como outros, este se apóia em complexas operações matemática, mas isso seria longo de explicar" manifestou Enrique, responsável pelo grupo de adeptos que se encontra na localidade.

Segundo um folheto que distribuíram, receber um seminário de dianética custa 30 euros, seguir os estudos de auditor da disciplina 112,50 euros e realizar uma "auditoria profissional" –como eles chamam a medição mais "avançada"– para receber a tecnologia que "mudará sua vida" custa mais 200 euros.

Ron Hubbard, autor do livro Dianética e fundador da Cientologia, garante que todas as pessoas podem se livrar de seus transtornos mentais e fobias se enfrentarem os incidentes traumáticos ou "enagramas" que bloqueiam sua mente, postulado base desta seita.