O papa Francisco enviou 15 mil sorvetes aos presos de Roma, para combater o calor. Os sorvetes foram mandados para as prisões de Regina Coeli e Rebibbia pelo esmoleiro apostólico, cardeal Konrad Krajewski. Este verão é um dos mais quentes já registrados na Itália. Na Sicília os termômetros marcaram 48,8 graus, a maior temperatura já registrada na Europa.

A esmolaria apostólica, departamento que faz atos de caridade em nome do papa, disse que, durante os meses de verão, tenta fazer “pequenos gestos evangélicos para ajudar e dar esperança às milhares de pessoas nas prisões de Roma.”

O departamento disse que se concentrou em realizar obras corporais de misericórdia durante o verão, quando as cantinas e as instituições de caridade de Roma são forçadas a limitar suas atividades por causa das férias de verão da maioria dos habitantes da cidade. “Portanto, como em todos os anos, pequenos grupos de sem-teto, ou dos que vivem em abrigos, foram levados ao mar ou ao lago, perto de Castel Gandolfo, para uma tarde de relaxamento e para jantar em uma pizzaria”, disse o departamento do cardeal Krajewski.

Em março de 2020 o governo italiano proibiu visitas a presos no país por causa das medidas de combate à covid-19. Houve uma rebelião na prisão de Rebibbia por causa da decisão. Em outros presídios da Itália, prisioneiros começaram incêndios, fizeram reféns e atacaram enfermarias. Pelo menos 12 prisioneiros morreram em três dias de revolta.

Confira também: