A Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos fez um chamado aos membros do Congresso a pôr de lado as diferenças que possam existir entre seus membros e unir-se para ajudar na reconstrução das regiões arrasadas pelos furacões Katrina e Rita, sem afetar aos mais necessitados com o eventual corte de programas de ajuda que já existem.

"As águas do Katrina e Rita baixaram e o Congresso deve enfrentar as urgentes necessidades de reconstrução e recuperação. O que fizermos será prova e sinal do tipo de nação que somos e que desejamos ser", indica a mensagem assinada pelo Arcebispo de Houston-Galveston, Dom. Joseph A. Fiorenza; e o Bispo do Brooklyn, Dom. Nicholas DiMarzio.

Também manifestaram sua oposição "a qualquer esforço que se faça para pagar os custos do Katrina e Rita cortando os programas essenciais que servem para cobrir as necessidades básicas de pessoas de baixa renda ou gente vulnerável", que devem continuar recebendo essa importante ajuda.

"Seria equivocado cortar o alimento, o alojamento e os cuidados básicos para os pobres enquanto o resto de não nos sacrificamos e, de fato, beneficiemo-nos das recentes rebaixa nos impostos".

Em 14 de setembro passado, os bispos americanos já tinham emitido uma mensagem intitulada "Furacão Katrina: Renovação e Recuperação na fé e Solidariedade". Nessa data também se criou um comitê para ajudar nos esforços de reconstrução, liderado por Dom. Fiorenza.