O ex-presidente da Costa Rica, Miguel Ángel Rodríguez Echeverría, a ex-ministra e ex-prefeita de Bogotá, Clara López, e a ex-candidata à presidência do México, Margarita Zavala, entre outros, participarão do II Encontro Internacional de Políticos Católicos organizado pelo cardeal Carlos Osoro, arcebispo de Madri, que também contará com a presença do cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado da Santa Sé.

O encontro, convocado pelo cardeal Carlos Osoro, arcebispo de Madri e pela Academia Latino-Americana de Líderes Católicos, conta com o apoio da Fundação Konrad Adenauer e será realizado de 3 a 5 de setembro com o lema “Uma cultura do encontro na vida política para o serviço dos nossos povos”.

Na reunião, 74 políticos com responsabilidades públicas, procedentes de 18 países manterão “um diálogo fraterno e construtivo que, em si mesmo, mostre como o Evangelho facilita a possibilidade de pensar diferente, respeitar-se mutuamente e descobrir juntos o bem comum e um futuro melhor para todos, especialmente para as pessoas mais vulneráveis”, afirmou José Antonio Rosas, diretor-geral da Academia Latino-Americana de Líderes Católicos.

Um dos eventos mais importantes do simpósio acontecerá no sábado, 4, quando o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado da Santa Sé falará sobre “Cultura do encontro e amizade cívica em um mundo em crise”. O ato poderá ser seguido ao vivo, através do canal da arquidiocese de Madri no YouTube.

Além do cardeal Carlos Osoro, também devem estar presentes: o conselheiro de educação da Comunidade de Madri, Enrique Ossorio; José Antonio Rosas, representando a Academia de Líderes Católicos; Wilhelm Hofmeister, representante da Fundação Konrad Adenauer; e Alfonso Bullón de Mendoza, presidente da Fundação Universitária San Pablo CEU.

Na sexta-feira, 3 de setembro, haverá uma mesa redonda sobre o tema “Lições sobre a pandemia e seus desafios pós-pandemia”, onde será apresentado um manifesto sobre a vacinação universal solidária.

O encontro internacional contará com a participação dos seguintes políticos: Antonio López-Istúriz, secretário-geral do Partido Popular Europeu; Ana Paula Siqueira, deputada estadual de Minas Gerais, Brasil, e presidente da Comissão da Mulher; Miguel Ángel Rodríguez Echeverria, ex-presidente da Costa Rica; e Paola Binetti, vice-presidente da Comissão dos Direitos do Homem do Senado italiano.

Também está prevista a presença de: Željana Zovko, vice-presidente da Comissão dos Negócios Estrangeiros do Parlamento Europeu; Rocco Buttiglione, ex-presidente da Câmara dos Deputados de Itália; Enrique Iglesias, ex-secretário-geral ibero-americano; Consuelo Madrigal, ex-procuradora-geral do Estado da Espanha; Clara López, ex-prefeita de Bogotá e ex-ministra da Colômbia; e Margarita Zavala, ex-candidata presidencial do México.

Confira também: