No México, milhares de pessoas participaram de um abaixo assinado dirigido aos ministros da Suprema Corte de Justiça da Nação, exigindo que eles defendam a vida e rejeitem as tentativas de abrir as portas ao aborto em todo o país.

Através da plataforma mexicana Actívate, mais de 8 mil pessoas assinaram a campanha intitulada “Ministros da Corte: queremos proteção para mãe e filho, não aborto”, somente nas primeiras 72 horas da campanha.

A campanha alerta sobre a atuação da Suprema Corte, órgão máximo do poder judicial mexicano com faculdades de corte constitucional, e afirma que “na segunda-feira, 6 de setembro de 2021, está previsto que os ministros da Suprema Corte de Justiça da Nação voltarão a tratar o tema do aborto. Trata-se de duas ações de inconstitucionalidade relacionadas ao Código Penal de Coahuila e à Constituição do estado de Sinaloa”.

No caso de Coahuila, a ação busca declarar inconstitucionais as normas do Código Penal que penalizam o aborto e que o suposto “direito” a abortar seja reconhecido. No caso de Sinaloa, busca derrubar a “blindagem” pró-vida vigente na Constituição do estado desde 2018.

“É importante que façamos saber aos ministros da Corte que os mexicanos querem que a proteção legal da vida se mantenha tal como estabelecem os tratados internacionais, o nosso quadro normativo e como a própria Corte já estabeleceu, pela liberdade configurativa dos Estados no contexto do Federalismo”.

Para participar na campanha “Ministros da Corte: queremos proteção para mãe e filho, não aborto”, você pode ingressar AQUI.

Confira também: