A diocese de Jaén, na Espanha, publicou um decreto aprovando “uma gradual e prudente volta ao exercício do culto público fora dos templos”. O documento estabelece critérios, como evitar ruas estreitas, e proíbe temporariamente o acompanhamento das bandas musicais.

O decreto é assinado por dom Amadeo Rodríguez, bispo de Jaén. Ele afirma que “a evolução moderadamente positiva da situação sanitária na atual pandemia permitiria uma gradual e prudente volta ao exercício do culto público fora dos templos”.

Segundo o decreto, a partir de 2 de setembro “atos de culto público poderão voltar a ser realizados” com a devida autorização civil e eclesiástica para cada evento. Tanto participantes como organizadores deverão ter sempre “a prudência que a atual situação exige” e cumprir sempre “estritamente a normativa sanitária que esteja em vigor quando um ato público externo seja realizado”.

Ficam autorizadas as manifestações públicas previstas nos estatutos das respectivas confrarias e irmandades, mas excluem-se as de carácter extraordinário que não sejam devidamente justificadas.

Seguindo algumas recomendações, o decreto pede que o percurso das procissões seja mais curto e que a passagem das imagens por ruas estreitas seja evitada “para não promover a aglomeração das pessoas”. O documento também determina a utilização de “andores e padiolas de menores dimensões que permitam manter a distância entre os transportadores” das imagens, ao invés de grandes andas e tronos.

As tradicionais bandas de música estão proibidas de acompanhar as procissões temporariamente até que a situação se normalize totalmente.

Confira também: