O bispo emérito de Governador Valadares (MG), dom José Gonçalves Heleno, morreu na madrugada desta quarta-feira, 1º de setembro, aos 93 anos. Ele será sepultado na cripta da catedral de Caratinga (MG), junto a seu irmão, o também bispo dom Hélio Gonçalves Heleno. A causa da morte não foi divulgada.

Dom José Heleno viveu os seus últimos 20 anos em Caratinga, diocese da qual seu irmão, dom Hélio Heleno, foi bispo. Segundo a diocese de Caratinga, era a vontade de dom José Heleno ser sepultado ao lado do irmão, que morreu em 2012. Será celebrada a missa exequial, às 16h, na catedral, seguida pelo sepultamento.

Em nota, a diocese de Governador Valadares pediu “que Deus, na sua misericórdia, acolha esse nosso irmão na fé em seu Reino” e conceda aos familiares e amigos “o conforto espiritual, que vem da nossa fé na ressurreição dos mortos”.

Dom José Heleno nasceu em 3 de novembro de 1927, em Cipotânea (MG). Foi ordenado sacerdote em 1952, em Mariana (MG), e exerceu seu ministério nas paróquias de Rio Espera, Desterro do Melo e Mercês. Em 1976, foi nomeado bispo coadjutor de Governador Valadares e recebeu a ordenação episcopal em outubro do mesmo ano.

Em 7 de dezembro de 1977, com a renúncia do bispo ao governo da diocese, dom José Heleno se tornou bispo titular, função que desempenhou até 2001. Além disso, foi administrador apostólico da diocese de Guanhães entre julho de 1995 e maio de 1998.

Confira também: