A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Argentina (UCA) completa 90 anos no dia 23 de dezembro e celebrará a ocasião com um intenso programa de atividades culturais entre painéis, conferências e concertos.

As autoridades da Faculdade estão associando o aniversário com o Concílio Vaticano II, "o acontecimento eclesiástico mais importante do século XX, que em 8 de dezembro completa 40 anos de seu encerramento solene".

Do mesmo modo, sustentam que querem "celebrar o aniversário unidos espiritualmente a toda a Igreja de Deus que peregrina pela Argentina. Faremos fixando o olhar no Centenário da Faculdade (2015) e no Bicentenário de nossa pátria (2010). Em um duplo processo reflexivo e festivo queremos agradecer o passado, melhorar o presente e imaginar o futuro".

As atividades de celebração começam em 9 de novembro com a exposição permanente 90 anos da Faculdade de Teologia no Pavilhão das Belas artes situada no edifício Santa María da Sede Central da UCA em Porto Madeiro.

O programa inclui painéis e conferências como "A Faculdade de Teologia em perspectiva histórica e em sua renovação conciliar: passado e presente", a cargo do Arcebispo Emérito de Resistência, Dom. Carmelo Giaquinta, e os sacerdotes Juan Guillermo Duran e Carlos Galli na quinta-feira 17 de novembro; "Igreja, laicado e Teologia: A 40 anos do Concílio Vaticano II" com Virginia Azcuy, Jorge Papanicolau e Miguel da Asúa em 22 de novembro.

Do mesmo modo, refletirão sobre "Contribuições do Paul Ricoeur à Teologia" com Ricardo Ferrara em 23 de novembro; "A Iconografia da Imaculada Conceição, Padroeira da Faculdade, na Argentina", a cargo do Héctor Schenone em 24 de novembro; "A Teologia, as Letras e as Artes. A quarenta anos do Gaudium et Spes e a cem anos do nascimento do Hans Urs von Baltasar" com Lucio Floreio, Cecilia Avenatti de Palumbo e Fernando Ortega em 29 de novembro; e "Novas interpretações da Bíblia em recentes obra literárias" a cargo do Luis Rivas, em 30 de novembro.

Os concertos programados incluem a apresentação do Coro UCA da Cátedra de Coral II em 12 de novembro; e o Coral "O vento do oeste" em 18 de novembro.

Para mais informação escreva a: teologia@uca.edu.ar