Em mensagem de vídeo enviada em 24 de agosto aos participantes do Congresso Interuniversitário “Laudato si”, o papa afirmou que espera avanços na consciência social sobre o cuidado da criação. O congresso, que acontecerá entre os dias 1º e 4 de setembro, é promovido pelo Conselho Interuniversitário Nacional, o Conselho de Reitores de Universidades Privadas e a Conferência Episcopal Argentina.

“Desejo que esse esforço faça progredir a consciência social e a consciência sobre o cuidado da casa comum. A encíclica ´Laudato si` não é apenas uma encíclica ´verde`: é uma encíclica social. Espero que esse congresso ajude a ver toda a sua amplitude e todas as suas consequências. Desejo-lhes o melhor. Que Deus os abençoe e não se esqueçam de rezar por mim. Obrigado”, foram as palavras do papa na mensagem de vídeo.

Assinada em 24 de maio de 2015, a encíclica “Laudato si” fala do cuidado com o meio ambiente como algo necessário para o cuidado integral da pessoa. “A deterioração do meio ambiente e a da sociedade afetam de modo especial os mais frágeis do planeta”, diz a encíclica.

Para o papa, a ecologia humana implica “a relação necessária da vida do ser humano com a lei moral inscrita na sua própria natureza”, “indispensável para se poder criar um ambiente mais dignificante”.

Confira também: