O papa Francisco lamentou a morte de duas religiosas e outras três pessoas no Sudão do Sul, em uma emboscada, em 15 de agosto.

As irmãs Mary Daniel Abud e Regina Roba, da congregação do Sagrado Coração de Jesus, foram mortasassassinadas entre Juba e Nimule, na estrada que liga o Sudão do Sul à Uganda. Outras três pessoas também morreram na emboscada.

Irmã Mary Daniel Abud e irmã Regina Rouba. Crédito: Foto cortesia

Segundo os relatos, as religiosas e outras irmãs e fiéis regressavam a Juba depois de terem participado na celebração do centenário da instituição na paróquia de Loa, na diocese de Torit, onde a congregação tem uma missão e a igreja está dedicada à Assunção de Maria. O ônibus em que eles viajavam foi atacado e várias pessoas ficaram feridas. Os criminosos não foram identificados.

Francisco enviou condolências ao representante da Nunciatura Apostólica no Sudão do Sul, dom Mark Kadima, em um comunicado assinado pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin. O cardeal Parolin afirmou que o papa “ficou profundamente triste ao saber do brutal ataque a um grupo de irmãs do Sagrado Coração de Jesus no domingo passado, que resultou na morte da irmã Maria Abud e da irmã Regina Roba”. Francisco “oferece seus mais sentidos pêsames às suas famílias e à sua comunidade religiosa por este ato de violência sem sentido”, afirmou.

O cardeal comunicou que o papa confia “que seu sacrifício promoverá a causa da paz, a reconciliação e a segurança na região” e que está rezando “pelo seu descanso eterno e pelo consolo de quem chora a sua perda”.

Na mensagem, Francisco convidou os fiéis a participar da missa de exéquias e a confiar na “força do Senhor Ressuscitado, vencedor do pecado e da morte”.

Confira também: