O papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 18 de agosto, dom Valdemir Ferreira dos Santos novo bispo da diocese de Penedo (AL). Dom Valdemir era bispo de Amargosa (BA) e, na diocese alagoana, irá suceder dom Valério Breda, que morreu em 16 de junho de 2020.

Na manhã de hoje, dom Valdemir publicou um comunicado à diocese de Amargosa informando sobre sua transferência para Penedo.  “Dou graças a Deus, ‘Pai de nosso Senhor Jesus Cristo’, pela missão que a Igreja me confiou na diocese de Amargosa, por cinco anos”, afirmou. O bispo disse ainda que “a Igreja de Amargosa está caracterizada pela presença de um povo de tradição prioritariamente religiosa” e agradeceu aos “servos fiéis do Senhor da Messe” pela “vida doada, livre e amorosamente” nos trabalhos da diocese. “Caminhamos na estrada de Jesus, pois, nossa missão é evangelizar”, concluiu.

Dom Valdemir Ferreira da Silva nasceu em 30 de março de 1960, em Nova Canaã (BA). Estudou Filosofia no Seminário Maior do Nordeste de Minas, em Teófilo Otoni (MG,) e Teologia na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Tem mestrado em Teologia Bíblica, pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma.

Em 6 de setembro de 1987, foi ordenado sacerdote para a Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA). Como padre, atuou como coordenador da catequese e da pastoral vocacional, diretor espiritual do movimento Cursilho de Cristandade, professor no Instituto de Filosofia e no Centro de Formação para Leigos, pároco, vice-reitor e depois reitor do Seminário de Filosofia, reitor do Seminário Propedêutico, diretor da Escola de Formação de Diáconos Permanentes, vigário episcopal, ecônomo arquidiocesano, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores. Também colaborou na coordenação de catequese do Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Foi nomeado bispo de Floriano (PI), em 17 de março de 2010 e recebeu a ordenação episcopal em 30 de maio do mesmo ano. Adotou como lema episcopal “Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21,17). Em 4 de maio de 2016, foi nomeado bispo de Amargosa.

A CNBB enviou uma saudação a dom Valdemir pela nomeação como bispo de Penedo. Na nota, afirma que seu lema episcopal recorda uma reflexão do papa Francisco sobre o ministério episcopal. “Como bússola do pastor, a partir do encontro de Jesus com Pedro depois da ressurreição, permanecem três ensinamentos fundamentais: ‘amar, apascentar e preparar-se para a cruz’. Estes três aspetos ‘são o segue-me; Jesus quer que os pastores o sigam assim: amando, apascentando e preparando-se para a cruz’”.

Confira também: