O arcebispo emérito de Filadélfia, EUA, dom Charles Chaput, foi homenageado com o primeiro prêmio anual Madre Angélica, outorgado pela EWTN, o maior canal de televisão católica do mundo.

O presidente e diretor executivo da EWTN, Michael P. Warsaw, entregou o prêmio a dom Chaput durante uma cerimônia em 15 de agosto transmitida para o mundo inteiro. A data também celebra o 40° aniversário da fundação da rede de televisão católica.

“Este prêmio foi criado como uma forma de reconhecimento à Madre Angélica e ao seu legado, honrando as pessoas que dedicaram sua vida ao serviço da Igreja, particularmente ao serviço da Nova Evangelização, tal como a própria madre Angélica o fez”, disse Warsaw. “Quando a gente propôs esse prêmio pela primeira vez, realmente não havia ninguém em minha mente que o merecesse mais que o arcebispo Chaput”.

O prêmio seria entregue em 2020 num evento em Washington D.C., com público. Por causa das medidas de combate à pandemia da covid-19, a premiação foi cancelada. A emissora decidiu entregar o prêmio em um programa transmitido a mais de 380 milhões de lares em 150 países e territórios, bem como através das múltiplas plataformas digitais e de rádio EWTN.

Dom Chaput, 76 anos, retirou-se em 2020 da arquidiocese da Filadélfia. Anteriormente, ele foi arcebispo de Denver e bispo de Rapid City, em Dakota do Sul. O arcebispo também renunciou recentemente à Junta Diretiva da EWTN depois de 25 anos de serviço, incluindo 10 anos servindo como vice-presidente. Ele apareceu frequentemente ao lado da madre Angélica na EWTN ao longo dos anos e presidiu a missa do seu funeral, em 2016.

Durante a cerimônia de premiação, os espectadores escutaram as reflexões de amigos do arcebispo. Todos o elogiaram dar poder aos leigos e por encorajar e possibilitar o desenvolvimento de apostolados como o FOCUS (Fellowship of Catholic University Students), o Augustine Institute, ENDOW (Educação sobre a natureza e a dignidade da mulher) entre outros.

Durante o evento, Warsaw entrevistou o arcebispo sobre seu serviço à Igreja, seus anos apoiando a EWTN e a sua missão. “Em muitos sentidos, ele vem demonstrando como um bispo pode trabalhar com líderes leigos para fazer avançar a Igreja e evangelizar”, disse Warsaw.

Dom Chaput disse ter sido inspirado pelos Atos dos Apóstolos e pelas palavras do papa Bento XVI, que lembrou a todos que a responsabilidade da Igreja não é apenas a missão do clero. “O laicado não trabalha para o clero. Somos corresponsáveis, juntos. Realmente acredito que isso é verdade”, disse dom Chaput.

Durante a entrevista, o arcebispo emérito da Filadélfia lembrou o primeiro programa de televisão de que participou com madre Angélica, no qual falou sobre o dano que o feminismo estava fazendo ao mundo e à Igreja. “Eu disse: ´bem, você é feminista. Talvez de um tipo diferente, mas você é feminista`”, e lembro que ela deu gargalhadas. “Hesitei em dizer isso, porque achei que ela poderia se ofender, mas não foi assim”, continuou dom Chaput.

“Ela era uma pessoa feliz e nada podia... surpreendê-la. Ela podia simplesmente responder ao que diziam. Assim, os nossos dias juntos foram uma verdadeira bênção e estou agradecido a Deus, porque seu trabalho continua hoje na EWTN, e às pessoas que tornam isso possível: os nossos benfeitores e as pessoas que trabalham nos programas, bem como os protagonistas dos programas. Todos trabalham juntos para dar continuidade à esse sonho da madre, para fazer que o Evangelho seja relevante e esteja disponível para todos em seus lares”, continuou.

Dom Chaput também contou ter tido outra coisa em comum com madre Angélica: ambos sempre estiveram muito orgulhosos de ser franciscanos. Isso criou um vínculo, mas sua amizade e espiritualidade franciscana tampouco significava que estivessem sempre de acordo.

O bispo, que atuou como provincial da comunidade capuchinha em Denver antes de se tornar bispo, disse que os franciscanos aprendem a confiar na providência de Deus e a não planejar o futuro. No entanto, não entendeu que isso significasse que sua comunidade não deveria ter um orçamento. Quando sugeriu que a EWTN fizesse o mesmo, a madre se negou.

“Ela achou que era um pecado contra a providência de Deus. Tivemos algumas discussões sérias a respeito, mas nunca a convenci”, disse dom Chaput.

Warsaw também falou sobre a madre Angélica: “Ela sempre me dizia que acreditava que seu testemunho perante o mundo, depois de sua partida, seria confiar na providência. Na sua biografia sobre o papa são João Paulo, George Weigel referiu-se a ele como uma testemunha da esperança. Muitas vezes me referi à madre Angélica como a testemunha da providência, porque isso sempre esteve no centro de sua vida”.

O arcebispo Chaput concordou. “O verdadeiro coração da espiritualidade franciscana é ver o mundo como uma filha ou um filho de Deus. E se Deus é o nosso Pai, podemos confiar nele. E se Deus é nosso Pai, somos irmãos e irmãs um no outro... [Madre Angélica] nos mostrou, através de sua vida, que não há problema em confiar em Deus porque Deus sempre é fiel às suas promessas”.

Dom Chaput deu dois conselhos às pessoas comprometidas na Nova Evangelização, como a madre Angélica.

Primeiro, ele disse: “Não importa quantos anos tenhamos ou quanto estejamos sofrendo. Se olhar para as coisas pelas quais deveria estar agradecido, isso lhe dá um coração alegre. Não sei como será a eternidade. São Paulo disse que não temos nem ideia do que Deus tem reservado para aqueles a quem ama e que o amam. Mas espero com antecipação e alegria a aventura da eternidade, na qual acredito profundamente e na qual tenho confiança”.

Em segundo lugar, o arcebispo sugeriu que todos os que estão envolvidos na Nova Evangelização superem o desânimo e a desesperança, mantendo um sentido de aventura.

“O mundo que nos rodeia mudou e se tornou muito mais difícil do que era antes. A tentação então é desesperar-se... ou, pelo menos, desanimar... Você deixa de ver a vida como uma aventura e passa a vê-la como algo que você tem que suportar”, disse dom Chaput.

“Acho que é importante para nós manter um sentido de aventura sobre a fé, que Deus nos deu um mundo difícil, o que deveria fazer com que esse assunto da evangelização seja mais emocionante, em vez de menos emocionante. Mas não podemos atuar à moda antiga... Temos que ser criativos e tentar responder realmente ao mundo tal como ele é, em vez do que esperamos que ele seja”, explicou.

Mais em

Dom Chaput continuou: “Assim, encorajo as pessoas a serem entusiastas, a serem apaixonadas e a encontrarem amigos que sejam iguais, para que não se rendam ao desânimo e façam do mundo que Deus nos está dando um lugar onde sua Palavra possa estar, proclamada com alegria e confiança”.

Mais informações sobre o Prêmio Madre Angélica e a cerimônia podem ser encontradas em www.ewtn.com/award.

Em seu 40º aniversário, a EWTN é o maior grupo de mídia religiosa do mundo. Os 11 canais de televisão EWTN são transmitidos em várias línguas, 24 horas por dia, 7 dias por semana, a mais de 380 milhões de lares em mais de 150 países e territórios.

As plataformas EWTN também incluem: serviços de rádio transmitidos via SIRIUS / XM, iheart Radio e mais de 500 afiliados de rádio AM e FM nacionais e internacionais; um serviço mundial de rádio de ondas curtas; um dos maiores sites católicos dos Estados Unidos; serviços de notícias eletrônicas e impressas, incluindo o grupo ACI, o jornal The National Catholic Register e vários serviços de notícias mundiais, bem como a EWTN Publishing, sua editora de livros.

Confira também: