A agência católica de noticias polaca KAI anunciou que “está editando” um novo livro do Papa João Paulo II que trata de temas filosóficos e existenciais, baseado em uma entrevista do Padre Jozef Tischner com o Santo Padre em 1984.

A notícia foi confirmada pelo Padre Pawel Ptasznik, diretor da seção da Polônia da Secretaria do Estado Vaticano, que afirmou que o livro “parece estar pronto para ser publicado”.

“É um processo longo e não se deve esperar que seja publicado, é um futuro imediato”, explicou o sacerdote e acrescentou que “sobre seu conteúdo, só posso dizer que as noticias que dizem que será sobre os problemas do totalitarismo não são verdade”.

O Padre Ptasznik recordou que “é um segredo conhecido que ha alguns anos o Padre Jozef Tischner pediu ao Pontífice uma entrevista sobre temas filosóficos e existenciais”, e acrescentou que “se não me engano, a entrevista aconteceu no verão de 1984 e foi gravada”.

O Padre Tischner – filósofo, teólogo e autor – era um amigo próximo ao Papa e tinha longas conversas com o Santo Padre sobre assuntos da existência humana e a liberdade, além disso, outros temas de filosofia. O sacerdote faleceu aos 69 anos na Cracóvia, em junho de 2000, após uma longa enfermidade.