A diocese italiana de Livorno, no norte do país, prestou recentemente uma homenagem a uma das figuras mais importantes da história do México, o prócer católico Agustín de Iturbide.

O evento, organizado pelo Bispo de Livorno, Dom. Diego Coletti, lembra o passado do prócer pela diocese, onde viveu banido até que decidiu retornar a sua terra natal, onde morreu fuzilado logo depois de ser vilmente acusado de "traidor" pela poderosa maçonaria local.

A celebração, realizada no Santuário de Montenero –onde Iturbide foi tantas vezes a orar durante seu desterro– contou com a presença do Cardeal Juan Sandoval Iñiguez, Arcebispo de Guadalajara (México), que durante a inauguração de uma placa em memória do herói mexicano destacou sua lealdade como católico e mexicano.

"É bastante estranho que se faça memória de Agustín de Iturbide fora do México", especialmente porque "em sua pátria está oficialmente esquecido e está ausente em nomes de ruas, monumentos e praças; quando nos livros de história se faz alguma escorregadia menção dele, é para denegri-lo", destacou o Cardeal durante sua intervenção na homenagem.

"Agustín de Iturbide –explicou o Cardeal Sandoval– segue sendo vítima das ideologias em conflito e dos sistemas políticos derivantes".

Depois de lembrar que foi Iturbide quem consumou a independência em 27 de setembro de 1821, o Cardeal destacou como os liberais intransigentes o declararam "traidor e fora da lei"; e assim após seu retorno ao México foi fuzilado por um oficial de baixo escalão.

"Sua morte é um pecado nacional que todos os mexicanos levam como uma ferida oculta em nossa consciência histórica, pecado do qual a minoria que governou a nosso povo não parece ter se arrependido ainda, pois se negou de modo vêemente a reconhecê-lo como o ‘Consumador da Independência’ e a lhe dar o lugar que merece em nossa história nacional", disse o Cardeal.

"A história, a escrevem os vencedores, por isso ele foi apagado da história. É, pois, muito significativo que hoje e aqui a milhares de quilômetros do México seja lembrado", concluiu.

O Cardeal finalmente inaugurou uma placa comemorativa que diz, em italiano e espanhol:

"A Agustín de Iturbide, Filho fiel do México e da Igreja Católica, que promoveu e levou a cumprimento a independência do México por fidelidade a sua consciência de católico chegou exilado a Livorno no ano de 1823. A Cidade e a Diocese de Livorno e a Igreja do México o recordam e o honram como um homem que soube lutar e morrer por sua Pátria e por sua Fé".