O Papa João Paulo II nomeou a Dom Gustavo Rodolfo Mendonza Hernández e a Padre Gonzalo De Villa e Vásquez, S.I., como novos Bispos auxiliares da Arquidiocese de Guatemala.

Dom Gustavo Rodolfo Mendonza Hernández nasceu na Cidade de Guatemala em 19 de outubro de 1934. Estudou Literatura Clássica no Seminário Conciliar de Santiago de Guatemala; estudou Filosofia e Teologia no Seminário São Jose da Montanha de São Salvador (El Salvador e no Seminário maior de Guadalajara (México)). Além disso, fez cursos na ITEPAL na Colômbia.

Foi ordenado sacerdote em 21 de setembro de 1958. Já sacerdote foi reitor da Igreja de Santa Clara de Guatemala; Pároco, durante 31 anos de Nossa Senhora da Assunção da Cidade de Guatemala.

Atualmente é Pró-Vigario Geral e Chanceler da Cúria Arcebispal; Canônico do Capitulo Catedrático e membro do Colégio de Consultores. Diretor do semanário arquidiocesano “Verbum”, e redator do Boletim Eclesiástico da Arquidiocese.

O Padre De Villa e Vásquez nasceu em Madri no dia 28 de abril de 1954, cursou estudos secundários na Espanha e em 1974 ingressou no noviciado dos jesuítas da República Dominicana.

No Instituto Lire de Filosofia do México estudou filosofia e foi licenciado em Ciências Humanas. Na Universidade Autônoma de Nicarágua se especializou em filosofia e no Instituto de Teologia para Religiosos de Caracas se especializou em Teologia.

No Canadá realizou um mestrado em Pensamento Social e Político.

Foi ordenado sacerdote no Panamá em 13 de agosto de 1983 e fez votos perpétuos dos Jesuítas em 1993.

Deu aulas de filosofia na Universidade da América Central de Manágua, de religião no Colégio Santo Inácio de Caracas e de filosofia e ciências políticas na Universidade Rafael Landivar de Guatemala.

Foi decano da Faculdade de Ciências Políticas da Universidade Landivar e desde 1998 era Reitor dessa universidade guatemalteca e superior da comunidade de San Borja, na Guatemala.