O Núncio Apostólico na Venezuela, Dom. Giacinto Berlocco, afirmou que a Igreja não procura alinhar-se com nenhum partido político e que as declarações do Cardeal Rosalío Castillo Lara "se limitam a uma posição pessoal a que tem direito como qualquer outro cidadão deste país".

"A Igreja Católica não está alinhada com nenhum partido político e (...) sua missão principal é atender as necessidades das pessoas", declarou Dom. Berlocco à imprensa.

Do mesmo modo, esclareceu que o Cardeal Castillo Lara tem "como cidadão (...) suas razões para atuar dessa maneira, mas não está representando a Igreja já que não recebeu que maneira oficial nenhuma tarefa neste sentido".

Por outro lado, o Núncio indicou que "não terá que pôr a relação (entre Igreja e Estado) em um plano de confronto". Afirmou que "a Igreja está a favor do povo" e nesse sentido "há muitos pontos de coincidência" com o Governo nos quais se deve trabalhar.

Segundo um meio de imprensa local, dias atrás, o Cardeal Rosalio Castillo Lara, chamou a oposição a desconhecer o Governo de Chávez e organizar a desobediência civil de acordo com o que permite a Constituição, em forma pacífica mas sem ódios.