O arcebispo de Dublin, na Irlanda, dom Dermot Farrell, homenageou neste 4 de agosto um sacerdote irlandês de 72 anos que morreu para salvar a vida de sua secretária, ao empurrá-la e tirá-la da direção de um ônibus que se aproximava.

Dom Farrell disse em entrevista à RTÉ’s News at One que o dia da morte do padre Com Cronin foi “muito triste”, e destacou a importância de homenagear a coragem e o sacrifício do sacerdote na festa de são João Vianney, padroeiro dos párocos.

Padre Con Cronin. Créditos: Harbour Parishes of Passage West and Monkstown

Padre Con Cronin. Créditos: Harbour Parishes of Passage West and Monkstown

O acidente aconteceu na tarde do dia 3 de agosto, na Strand Road, na vila de Monkstown, condado de Cork. Segundo a mídia local, o sacerdote empurrou a mulher para um lugar seguro quando um ônibus virou na direção deles.

O Irish Times informou que o motorista do ônibus, Mark Wills, também morreu no acidente. Ele perdeu o controlo do veículo após ter sofrido um probema médico.

O bispo de Cork e Ross, dom Fintan Gavin expressou sua comoção pela morte do sacerdote, que serviu em sua diocese como coadjutor em Harbour Parishes de Passage West and Monkstown.

Em comunicado divulgado no dia 3 de agosto, dom Gavin disse que está orando pela “família do padre Con, o seu amplo círculo de amigos, paroquianos e companheiros sacerdotes na Sociedade Missionária de São Patrício, Kiltegan, bem como pelos sacerdotes da diocese de Cork e Ross”.

O bispo também se solidarizou com o luto da família do motorista do ônibus. “Rezo pela cura e pela paz de todos os feridos e dos que presenciaram o acidente. Agradeço o profissionalismo e a amabilidade dos serviços de emergência que foram ao lugar do acidente”, acrescentou.

Dom Gavin disse que “o padre Con serviu Harbour Parishes desde 2012”, onde estabeleceu “uma cálida relação, tanto pastoral como pessoalmente, com todos os que foram ministrados por ele”.

“Será lembrado com carinho pelo seu senso de humor único e pela sua abertura a todas as pessoas. Morreu no dia em que o Evangelho recorda como Jesus pediu a Pedro que saísse do barco e se aproximasse dele caminhando sobre a água. Jesus chamou-o e disse-lhe: Coragem! Sou eu! Não tenhas medo”, acrescentou.

O bispo lembrou que o sacerdote foi ordenado em 1979 e pertenceu aos Padres Kiltegan, também conhecidos como Sociedade Missionária de São Patrício, na África, durante 25 anos antes de retornar à Irlanda em 2004.

“Todos os que conhecem o padre Con estão agradecidos por tê-lo conhecido e nossa diocese é abençoada por ele ter ministrado entre nós”, afirmou. “Confiemos ambos os homens ao Senhor e oremos pela consolação de Deus para todos os que estão de luto”, acrescentou.

No dia 3 de agosto, os paroquianos fizeram uma vigília pelo sacerdote e o motorista de ônibus. O padre Sean O'Sullivan, que serviu ao lado do padre Cronin em Harbour Parishes, recordou que o sacerdote mencionava muitas vezes que a gratidão é “a memória do coração”.

O padre O'Sullivan disse que, apesar da comoção e tristeza pela morte do sacerdote, estão seguros de que o padre Cronin gostaria que o nosso consolo fossem as “maravilhosas lembranças que compartilhamos e a alegria, as bênçãos, o amor e o consolo que estes últimos nove anos nos proporcionaram”.

“O padre Con não só se converteu em parte de nossas vidas, mas nos permitiu ser parte da sua, sem condições, sem julgamentos, sem reservas. Seu coração estava aberto para todos, assim como a porta de sua casa”, afirmou.

“Ele nos permitiu compartilhar plenamente sua vida. E que viagem ela foi! Por tudo o que nos deu, por tudo o que fez por nós, mas muito especialmente por seres você mesmo, obrigado padre Con", acrescentou.

O padre O'Sullivan informou que o funeral do sacerdote seria realizado de acordo com os protocolos de saúde por causa da pandemia. O governo irlandês estipulou que apenas 50 pessoas são permitidas nos serviços funerários.

“Nossas igrejas permanecerão abertas até mais tarde do que o habitual durante os próximos dias, para que as pessoas tenham tempo de visitar a igreja e rezar pelo padre Com”, acrescentou.

“Por favor, lembrem-se também do motorista do ônibus, Mark Wills, que morreu no acidente. E rezem para que Deus console a sua família e os conforte com amoroso apoio em sua perda arrasadora”, disse ele.

Mais em

Além disso, afirmou que “com muita frequência, o padre Con nos ajudou a superar a tragédia. Ele gostaria que nos juntássemos e nos apoiássemos uns aos outros agora e que estivéssemos ali, um para o outro”.

“Que seu exemplo de amor continue nos inspirando. Que sua fé inabalável no amor de Deus nos fortaleça. Descanse em paz, querido amigo. O céu se tornou um pouco mais brilhante! Sentiremos a sua falta, porque você foi realmente amado!”, concluiu.

Confira também: