Ao receber ao meio-dia da segunda-feira os peregrinos que no domingo assistiram à canonização dos beatos Józef Bilczewski, Zygmunt Gorazdowski, Alberto Hurtado Cruchaga, Gaetano Catanoso e Felice da Nicosia, o Papa Bento XVI assinalou que a verdadeira alegria cristã está no serviço ao próximo.

O Papa disse que São Józef, que foi Arcebispo de Leópolis dos Latinos (Ucrânia) e São Zygmunt, presbítero, "realizaram seu sacerdócio unidos a Cristo e totalmente entregues aos seres humanos".

"Uma figura insigne da nação chilena –continuou– é o Pai Alberto Hurtado Cruchaga", de quem disse que "o objetivo de sua vida foi ser outro Cristo". Este santo, disse, "convida a todos à responsabilidade, mas especialmente à santidade. Que interceda por todos, para que levem a seus lares, comunidades eclesiásticas e âmbitos sociais, a luz que deu esplendor a sua vida e gozo a seu coração".

O Pontífice destacou que São Gaetano Catanoso "anunciou o Reino de Deus com ardor apostólico e com a convicção da testemunha; administrou os sacramentos, e sobretudo, a divina Eucaristia" e se colocou a serviço dos últimos, dos mais afastados", dos pobres e abandonados.

Ao saudar os peregrinos procedentes da terra de São Felice da Nicosia, em particular aos frades menores capuchinhos, o Papa disse que "em um mundo fortemente tentado pela busca da aparência e do bem-estar egoísta, o santo recorda a todos que a alegria verdadeira se esconde freqüentemente detrás das coisas pequenas e se alcança seguindo o próprio dever cotidiano com espírito de serviço".