O Bispo Auxiliar da Morelia, Dom. Francisco Moreno Barrón, deu a conhecer um documento que explica os desafios e compromissos da Igreja no México, entre os quais está "promover a solidariedade e a paz que tornem realmente possível a justiça".

O texto se apóia nas mensagens que o Papa Bento XVI deu aos bispos do país durante suas visitas ad limina nos que "assinala alguns aspectos importantes da realidade do México atual", expõe os desafios "e enfatiza os compromissos dos pastores" e dos fiéis.

O documento destaca "a riqueza eclesiástica" que existe graças aos "numerosos institutos de vida consagrada", assim como uma maior participação dos leigos na vida da Igreja. "constata-se (...) uma fé em Deus, um sentido religioso acompanhado de expressões ricas em humanidade, hospitalidade, irmandade e solidariedade".

Entretanto, lamenta a deterioração das "boas formas de convivência e a gestão da coisa pública" devido ao "afã de poder" que existe em alguns ambientes.

Do mesmo modo, denuncia o aumento da corrupção, impunidade, narcotráfico e do crime organizado, que "leva a diversas formas de violência, indiferença e desprezo do valor inviolável da vida". Também lamenta a indiferença de "muitos batizados" aos valores do Evangelho".

Ao citar Bento XVI, o documento assinala que o México tem o desafio de "transformar suas estruturas sociais para que estejam mais de acordo com a dignidade da pessoa e seus direitos fundamentais. A esta tarefa estão chamados a colaborar os católicos".

Também pede não cair "no desânimo nem na falta de entusiasmo nos projetos pastorais" a pesar do secularismo que se percebe na sociedade atual.

O texto elaborado por Dom. Moreno afirma que "é particularmente necessária a formação dos jovens", convocando-os e acompanhando-os "com entusiasmo".

O Bispo Auxiliar de Morelia assinala que os pontos tratados podem enriquecer a próxima 7º Assembléia Diocesana de Pastoral que será "um momento especial de graça para acrescentar, como Igreja Particular, os laços de comunhão e amor com o Sucessor do Pedro".