Sob o lema "Missão: Pão partido para o mundo", foi apresentada em Madri a Jornada Missionária Mundial Domund 2005, que se celebrou em todas as cidades espanholas neste domingo, 23 de outubro.

Em uma coletiva de imprensa, o Arcebispo Diretor das Obras Missionárias Pontifícias da Espanha (OMP), Dom. Francisco Pérez González, explicou que "o lema do Domund 2005 se desprende do sentido missionário da Igreja que o Papa Bento XVI impulsionou como o vinha fazendo João Paulo II".

''Pão partido para o mundo' do ponto de vista material e espiritual porque o missionário é quem quer partir-se para outros", anotou.

O Arcebispo insistiu aos espanhóis em semear "uma consciência missionária em todas as pessoas, inclusive as crianças, especialmente neste ano que se celebra o 5° centenário do nascimento de São Francisco Javier, que junto à Santa Teresa de Liseux, é padroeiro das missões".

Do mesmo modo, explicou que a missão tem a característica de "entregar-se a outros por amor a Cristo e destacou que "quão maior pode haver em todo coração cristão é a generosidade".

Por sua vez, o Sub-diretor das Obras Missionárias Pontifícias, Anastasio Gil, indicou que no último ano devido ao incremento das contribuições a OMP de Roma, a Espanha se converteu no segundo país mais solidário do mundo, depois dos Estados Unidos.