Só haverá missa tradicional na diocese de Little Rock, que abrange todo o Estado americano do Arkansas, nas duas paróquias administradas pela Fraternidade Sacerdotal de São Pedro, determinou o bispo Anthony Taylor, no mesmo dia em que foi promulgado o motu próprio Tradionis custodes, com restrições à celebração da missa segundo o missal de 1962, promulgado antes do Concílio Vaticano II. O Arakansas tm 137 mil km2, mais do que os 98 mil km2 do Estado de Pernambuco.

Taylor disse que a FSSP "aceita a validade e legitimidade da reforma litúrgica do Vaticano II", e assim será permitido continuar a oferecer a missa em latim na diocese. As outras três paróquias diocesanas onde a Missa latina era celebrada regularmente não poderão mais celebrar publicamente a missa tradicional, decretou Taylor.

Não serão designadas outras paróquias para a missa segundo o missal de 1962, avisou o bispo, observando que o novo documento proíbe os bispos de estabelecerem “paróquias pessoais” para a celebração segundo o missal pré-conciliar.

Taylor observou que a missa segundo o Novus Ordo, o missal publicado por São Paulo VI e editado por São João Paulo II, pode ser celebrada em qualquer língua, incluindo o latim. Hinos e outras músicas em latim são sempre permitidos, mas "elementos da missa tradicional latina não devem ser enxertados na missa do 'Novus Ordo', independentemente de ser celebrada em latim ou no vernáculo".

Não está claro se esses elementos incluem a oração a São Miguel Arcanjo, tradicionalmente recitada ao fim da missa tradicional falada como parte das orações que o papa Leão XIII acrescentou ao missal pré-conciliar e que algumas vezes era recitada após as Missas do missal vigente. O papa Francisco promoveu a oração a São Miguel durante todo o seu papado.

Confira também: