Nesta sexta-feira pela manhã, durante a 20º Congregação Geral do Sínodo sobre a Eucaristia, aprovou-se o documento "Eucaristia: Pão vivo para a paz no mundo", a Mensagem final dos Padres Sinodais que será publicada no sábado em 5 idiomas.

A mensagem, de 17 páginas divididas em 26 parágrafos, foi aprovada depois de um longo diálogo e 200 emendas. Começa com uma saudação a todos os membros da Igreja e explica que foi preparado para relançar a pastoral eucarística no interior da Igreja.

O texto também convida à oração para que exista plena unidade e reconciliação entre as Igrejas locais incluindo a China, que teve um lugar especial no pensamento dos bispos.

O documento menciona também o desafio da secularização e suas conseqüências no relativismo ético, frente ao qual se reafirma a convicção da Igreja de que na Eucaristia se encontra a presença real de Jesus Cristo.

Os Padres Sinodais apóiam a reforma litúrgica iniciada há 40 anos com o Concílio Vaticano II, mas advertem a existência de numerosos abusos que derivam da mentalidade de quem se acredita "donos" da liturgia da Igreja.

O documento inclui uma mensagem aos divorciados que voltaram a casar, às famílias e um convite à alegria de ser cristãos".

Também se faz um chamado à unidade dos cristãos, expressando a dor pela separação que impede a celebração em comum da Eucaristia.

A conclusão, no último parágrafo, fala das esperanças de paz no mundo, e explica o título do documento.