O bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, dom Fernando Arêas Rifan, afirmou que a missa na sua forma antiga é “um enriquecimento da liturgia católica” e que muitos fiéis a conservam “não por motivos heterodoxos”, mas por esta riqueza. A declaração foi feita em um artigo publicado nesta segunda-feira, 19, sobre o motu proprio Traditionis custodes, do papa Francisco, que restringe as missas celebradas sob o rito tridentino.

O motu proprio de Francisco revoga a permissão que Bento XVI havia concedido para que todos os sacerdotes pudessem rezar a missa segundo o Missal Romano de 1962. A partir de agora, cabe ao bispo autorizar o uso da missa tradicional em sua diocese. Além disso, o bispo deve indicar um ou mais lugares onde se pode usar a liturgia na forma extraordinária, “mas não em igrejas paroquiais e sem erigir novas paróquias pessoais”.

A Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney foi criada em 2002 pelo papa São João Paulo II, como uma circunscrição eclesiástica de caráter pessoal no território da Diocese de Campos (RJ). Ela possui um bispo próprio, atualmente dom Fernando Rifan. Como afirma em seu site, a Administração Apostólica tem como sua característica “o amor à Santa Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano, bem como a celebração dos demais sacramentos segundo os livros litúrgicos em vigor em 1962, conforme lhe foi concedido por São João Paulo II no seu decreto de ereção canônica, ‘Animarum bonum’”.

Em seu artigo intitulado ‘Unidade na diversidade da liturgia’, dom Rifan afirmou: “Nós, da Administração Apostólica, e muitíssimos outros fiéis do mundo inteiro, conservamos a Missa na sua forma antiga, não por motivos heterodoxos, mas por ser uma das riquezas litúrgicas católicas”.

Segundo ele, “infelizmente, essa intervenção do papa atual foi provocada pelos abusos de muitos chamados tradicionalistas, que, não observando o que desejava Bento XVI, instrumentalizaram a missa na forma tradicional para atacar o Papa e o Concílio Vaticano II”. Entretanto, disse que esses indivíduos “não são a maioria nem os mais importantes, mas são os que mais gritam e aparecem nas redes sociais”. Segundo ele, “é incomparavelmente maior o número daqueles fiéis que aderem à forma antiga do Rito Romano por razões corretas, nem a instrumentalizam, nem negam a ortodoxia e o valor do Concílio Vaticano II nem a reforma litúrgica dele oriunda, a chamada Missa de Paulo VI, ou a forma normal do Rito Romano”.

Para dom Rifan, “pela riqueza, beleza, elevação, nobreza e solenidade das suas cerimônias, pelo seu sentido de mistério, pela sua maior precisão e rigor nas rubricas, segurança contra os abusos”, a missa tradicional “se torna um enriquecimento da liturgia católica, una na essência e múltipla nos seus ritos”. Dessa forma, recordou as palavras de Bento XVI em conferência aos bispos chilenos, em 1988, quando disse que, “se bem que haja numerosos motivos que possam ter levado um grande número de fiéis a encontrar refúgio na liturgia tradicional, o mais importante dentre eles é que eles aí encontram preservada a dignidade do sagrado”.

Confira também: