Com o nome de Synthesis sairá neste mês o primeiro número de uma iniciativa cultural que busca dar respostas da fé aos diversos aspectos da vida do ser humano, na cidade de Roma, Itália.

A revista nasce do trabalho de estudantes das diversas universidades pontifícias da Cidade Eterna assim como de profissionais e docentes de diversas matérias. Synthesis será distribuída bimestralmente, com uma tiragem de cinco mil cópias que serão entregues gratuitamente.

O editorial da primeira edição descreve Synthesis como "um projeto de reflexão e de aprofundamento das problemáticas que hoje nos desafiam e às quais é preciso responder indo além de uma visão fragmentária ou redutiva da realidade, conscientes da riqueza que, como cristãos, temos em nossas mãos".

Entre as motivações pelas que nasce o Synthesis se menciona: O papel e a eficácia das universidades pontifícias na disputa cultural; a convicção de que os estudantes têm um trabalho fundamental a desenvolver; e a convicção de que o papel ativo destes diminuiu.

O primeiro número do Synthesis conta com uma crítica dirigida às universidades pontifícias escrita por um ex-aluno de uma delas, uma entrevista do reconhecido filósofo italiano Armando Rigobello, um artigo sobre a realidade Européia, uma resenha sobre o último livro do então Cardeal Ratzinger, entre outros.