O leigo Alberto Gasbarri, Diretor administrativo e técnico da Rádio Vaticano, é o novo encarregado de organizar as próximas viagens do Papa Bento XVI, deu a conhecer hoje a imprensa italiana.

Gasbarri, um pai de família de 52 anos, foi designado pela Secretaria de Estado para substituir Dom. Renato Boccardo, conforme informou o correspondente no Vaticano do jornal IL Giornale, Andrea Tornielli.

Segundo Tornielli, a nomeação se realizou no dia 14 de outubro através de uma carta do Secretário de estado, Cardeal Angelo Sodano, enviada aos diversos dicastérios do Vaticano. Na missiva, segundo IL Giornale, o Cardeal Sodano comunicava que o Papa "depois de ter refletido sobre a estrutura do trabalho requerido para a preparação das viagens apostólicas e as numerosas responsabilidades de Dom (Renato) Boccardo, como Secretário Geral de Governo, escolheu Alberto Gasbarri".

Gasbarri não é novo no ofício. Durante anos trabalhou sob o mando do hoje Cardeal Roberto Tucci, que durante quase 20 anos coordenou as numerosas viagens do Papa João Paulo II.

A primeira prova de Gasbarri seria a viagem do Papa Bento XVI a Polônia, que ele mesmo anunciou durante uma entrevista à televisão polonesa, e que se realizaria em junho de 2006.